O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe até sábado, 22, um grupo de 20 jovens do atletismo que estão em desenvolvimento para uma semana de treinamento. Os atletas que estão participando têm como especialidade as provas de velocidade, salto, petra, lançamento, arremesso, fundo e meio-fundo.
Além dos treinamentos que acontecem nesta semana, os atletas serão submetidos a teste físicos, uma série de avaliações feitas pela equipe de Ciência do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e palestras sobre diversos assuntos sobre o alto rendimento, como antidoping.
“Os atletas são de diferentes estados do país e já são monitorados desde 2023, pensando no desenvolvimento e na projeção. É início de ciclo, então estima-se que, nos próximos Jogos Paralímpicos, em Los Angeles 2028, eles estariam brigando por vaga para nos representar. Esse é um trabalho longitudinal, Brisbane 2032 também, mas de cara alguns já estão aí apresentando uma boa evolução, com foco na próxima edição. Então, é o detalhe, é o ajuste técnico, é a orientação, não somente com o atleta, mas também os treinadores”, disse Alex Sabino, treinador do atletismo.
“Esta é minha primeira vez por aqui. É uma honra estar treinando e evoluindo com toda a estrutura do CT Paralímpico, é outro nível completamente diferente da nossa realidade”, ressaltou Alanna Lima, 26, uma das atletas que foram convocadas para essa semana. A brasiliense ficou tetraplégica após complicações em uma cirurgia em 2023.
A iniciativa tem objetivo de identificar talentos e preparar futuros esportistas para a Seleção Brasileira de atletismo, mantendo o bom desempenho da modalidade que mais ganhou medalhas na história dos Jogos Paralímpicos. Em Paris 2024, foram 10 ouros, 11 pratas e 15 bronzes, aumentando o número de medalhas conquistadas para 206 em Jogos Paralímpicos.
O próximo desafio deste ano para estes jovens é a Gymnasiade 2025, Mundial Internacional do Desporto Escolar, que acontecerá em abril, na Sérvia. Na última edição da competição, a modalidade conquistou 28 medalhas, 14 ouros, oito pratas e seis bronzes. Ainda neste ano, também acontecem os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago, no Chile, no segundo semestre.
Confira a lista de participantes da semana:
Alanna Evangelista Lima
Amanda Mossmann
Ana Carolina Batista De Souza Brayand Vicktor De Souza Lima
Daniel Fernandes Dos Santos De Souza
Daniel Souza Melonio
Doriel Ernesto Chaves
Eduardo Bento De Moraes
Geovana Fanton
Geovanne Amorim Farias
Isadora Venancio De Oliveira
João Pedro Dantas Santos
Joelia Dos Reis Barros
Kauany Estrela Velozo De Camargo
Leandro Abrahão De Almeida Leandro De
Oliveira Viana
Luis Fernando Da Silva
Luis Fernando Pereira Moraes
Pedro Pereira Leão
Wellington Kauã Silva Oliveira
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)