O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, recém-inaugurado em São Paulo, receberá neste fim de semana a sua primeira competição oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Entre sábado e domingo, 25 e 26, um total de 602 atletas são esperados para a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação.
A estreia não poderia vir em melhor hora: as duas modalidades estão na reta final do período de obtenção de marcas qualificatórias para os Jogos Paralímpicos Rio-2016. De acordo com os critérios de classificação estabelecidos pelo CPB, os atletas têm até 17 de julho para conseguir resultados que os coloquem em posição de integrar as respectivas Seleções.
Segundo o técnico-chefe da equipe nacional de natação paralímpica, Leonardo Tomasello, o fato de competir no CT Paralímpico Brasileiro cria as melhores condições para os atletas conseguirem marcas expressivas neste momento.
“Teremos à disposição a melhor piscina possível, com blocos oficiais e placares da mais alta qualidade, em um lugar coberto e com bom ambiente. Como o tempo está muito frio em São Paulo, normalmente nós sofreríamos caso a competição fosse em outro lugar. Desta vez, não, pois teremos a melhor estrutura disponível no Brasil. A qualidade da seletiva será muito boa”, disse.
As atividades no CT Paralímpico Brasileiro tiveram início no dia 23 de maio. O centro é fruto de uma parceria entre o CPB, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo. A instalação é o maior legado esportivo dos Jogos Rio-2016 para a infraestrutura dos esportes adaptados. O local é pioneiro no país, com espaços para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções.
A imprensa interessada na cobertura da primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisará de credenciamento. Bastará comparecer ao local das competições e buscar por um dos representantes da Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Serviço
Circuito Loterias Caixa – 1ª etapa nacional – São Paulo (SP)
Data: 25 a 26 de junho
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP) – ao lado do São Paulo Expo
Horários: Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h
O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A equipe de natação tem patrocínio da Loterias Caixa.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)