O Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, sedia duas competições de esgrima em cadeira de rodas nesta semana. Até quinta-feira, 21, a Copa Brasil da modalidade reúne os melhores atletas do país em disputas individuais. Depois do seu encerramento, será realizado o Campeonato Brasileiro, um torneio por equipes. Ambos os eventos são organizados pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
A Copa Brasil tem como principal objetivo colocar os esgrimistas brasileiros em ritmo de competição para os dois torneios que serão disputados em maio e valem pontos para a classificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. São eles o Regional das Américas, em San José, na Costa Rica, e a Copa do Mundo de São Paulo. Essas competições fecham o ranking classificatório paralímpico.
A grande atração desta Copa Brasil é o gaúcho Jovane Guissone, medalhista na espada em duas edições de Jogos Paralímpicos: ouro em Londres 2012 e prata em Tóquio 2020. Atleta do Paulistano, ele vem de uma boa participação na Copa do Mundo em Cardiff, no País de Gales, disputada em janeiro, quando ficou a uma vitória do pódio na espada B ao cair no quadro de 8 da competição, terminando em sexto lugar.
Além de Jovane, algumas das outras muitas atrações nas arenas do CT Paralímpico são Vanderson Chaves, Kevin e Fabio Damasceno (ambos do GNU-RS), Lenilson de Oliveira (Paulistano-SP), Izaías Monteiro da Silva (ADF-PR) Carminha Oliveira (ADF-PR), Mônica Santos (GNU-RS), Rayssa Veras (Paulistano-SP) e Fabiana Soares (EC Magnolia-RJ).
A Copa Brasil começa nesta terça, 19, com as competições individuais de espada feminino A e B; sabre feminino A e B; florete masculino A e B; e sabre masculino B. Na quarta-feira (20) é a vez do florete feminino A e B; espada masculino A e B; e sabre masculino A.
Na quinta-feira, dia de encerramento do evento paralímpico, ocorrerá a disputa do Campeonato Brasileiro. As competições serão disputadas por equipes no florete masculino e na espada feminino.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)