O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe até a próxima sexta-feira, 6, o Campeonato Brasileiro de bocha.
A competição, aberta nesse domingo, 1º, conta com a participação de 141 atletas de 18 estados e do Distrito Federal. Os atletas, representantes de 48 clubes, classificaram-se para a disputa por meio de seis campeonatos regionais realizados ao longo de 2024.
Oito dos nove atletas brasileiros que participaram dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 estão entre os competidores no CT. Entre eles, a pernambucana Andreza Vitória, da classe BC1 (tem opção de apoio de calheiro), campeã mundial em 2022 no Rio de Janeiro; o cearense Maciel Santos, da classe BC2 (atletas que não têm assistência), bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; e a pernambucana Evani Calado, quarta colocada nas disputas individuais da classe BC3 (atletas que contam com suporte de calheiro) na França neste ano.
“Esta é uma das maiores competições de bocha do mundo inteiro, pelo número e pelo nível dos atletas de todo o Brasil, um país continental. É muito bom estar no meio dessas pessoas, evoluindo e sendo testado a todo momento. Além disso, acho muito legal acompanhar os jovens que estão vindo para a bocha. Os jovens estão chegando com uma vontade muito grande de continuar evoluindo e de subir o nível da modalidade. É muito bom poder ensinar um pouco do que aprendi nestes meus 12 anos de carreira e aprender com os mais jovens que vêm com ideias novas”, disse o mineiro Mateus Carvalho, da classe BC3, também representante do Brasil em Paris, oportunidade em que foi eliminado na fase de grupos, com duas derrotas e uma vitória.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)