O 44º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes, que será realizado de 31 de julho a 3 de agosto, terá como sede, pela segunda vez consecutiva, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo. O evento conta com provas para atletas olímpicos e paralímpicos e tem entrada franca, além de transmissão ao vivo pela internet.
Os quatro dias de disputas da principal competição interclubes da América Latina, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, serão transmitidos ao vivo no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico.
O evento também terá atrações para o público, e será a segunda vez que o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro recebe o Troféu Brasil (a primeira foi em 2024), o que reforça a importância da parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
As provas paralímpicas farão parte do programa, assim como na edição passada. Já para os olímpicos, uma atração a mais será a briga por índices e pontos no ranking mundial para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro.
“Nosso Centro foi concebido com o propósito de impulsionar o paradesporto, e o Comitê Paralímpico Brasileiro tem muito orgulho do trabalho que desenvolve com seriedade, dedicação e um senso de missão pública voltado para o bem coletivo. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é a casa do esporte paralímpico nacional — onde treinam e competem, diariamente, muitos dos nossos campeões e medalhistas paralímpicos e mundiais. Abrir nossas portas para mais uma edição do Troféu Brasil é uma forma de reafirmar esse compromisso com a excelência, a inclusão e o futuro do esporte”, disse José Antônio Freire, presidente do CPB.
A expectativa é de que o Centro de Treinamento receba um número expressivo de atletas com e sem deficiência e muita competitividade nas disputas. No total, competiram no ano passado 771 atletas (319 no feminino e 452 no masculino), sendo 66 atletas paralímpicos.
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é um centro de excelência, que tem uma estrutura modelo e desenvolve um trabalho de muita qualidade, segundo definiu Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, agradecendo a gentileza e a acolhida do presidente José Antônio Ferreira Freire e do vice-presidente Yohansson Nascimento. “Tenho certeza que será um outro Troféu Brasil memorável, com exemplos de inclusão, cultura esportiva e do poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social”, afirmou.
A parceria CBAt/CPB começou em 2019, quando as entidades organizaram competições em conjunto, como o Desafio CBAt/CPB.
Patrocínio
Braskem e ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)