O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizarão o 2° Desafio CPB/CBAt de 2023, neste domingo, 23, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Desta vez, vão participar somente atletas paralímpicos, sendo 36 masculinos e 23 femininas.
Serão disputas em provas de pista, como 100m, 200m, 400m, 1.500m, 5.000m, e salto em distância, e provas de campo, como arremesso de peso e lançamentos de dardo e disco.
Entre os competidores, estarão presentes medalhistas paralímpicos como a baiana Raíssa Machado, prata no lançamento de dardo da classe F56 (atletas que competem em cadeiras) nos Jogos de Tóquio 2020; o carioca Wallace dos Santos, ouro no arremesso de peso da classe F55 (cadeirantes) em Tóquio 2020; a sul-mato-grossense Silvânia Costa, ouro no salto em distância da classe T11 (cegas) nos Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2020; e o paranaense Vinícius Rodrigues, prata nos 100m da classe T63 (atletas que competem com prótese) nos Jogos de Tóquio 2020.
Para a alagoana Marivana Nóbrega, medalhista de prata no arremesso de peso pela classe F35 (para atletas paralisados cerebrais) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a competição servirá como retomada às disputas oficiais e como uma chance de buscar uma vaga no Mundial de atletismo paralímpico de Paris, marcado para acontecer de 8 a 17 de julho.
“A expectativa no Desafio é continuar evoluindo e melhorando cada vez mais para conseguir, em maio, a minha vaga para o Mundial. Voltei recentemente de uma gestação e agora tudo mudou. Os estímulos, a vontade, o ânimo, tudo é pela minha filha. Buscar melhorar as minhas marcas do ano nestas últimas oportunidades para conquistar essa vaga e, lá em julho, tentar subir ao pódio e trazer a primeira medalha internacional para ela”, afirmou Marivana, mãe de quatro meses.
A primeira etapa do Desafio foi realizada no último sábado, 15, com destaque para o atleta fluminense Bruno Araújo, que correu os 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores) em 11s05, melhor marca de sua carreira e a sexta do mundo no ano.
“O Desafio CPB/CBAt nos dá ritmo de competição e esperamos bons resultados. Por mais que o objetivo maior seja o Mundial de atletismo, pensamos na melhora das marcas nesta etapa”, completou o carioca João Victor, medalhista de bronze no lançamento de disco e no arremesso de peso pela classe F37 nos Jogos de Tóquio.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Marivana Nóbrega, Raíssa Machado, Silvânia Costa, Wallace dos Santos e Vinícius Rodrigues são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Patrocínios
O atletismo tem o patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)