A esgrima em cadeira de rodas do Brasil tem duas competições simultâneas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, entre esta sexta-feira, 4, e sábado, 5. Acontecem o Torneio Satélite, etapa oficial da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS), e a 2ª Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), que transmite ao vivo o evento pelo seu canal no Youtube.
Como tradicionalmente ocorre, haverá disputas na espada, sabre e florete, masculino e feminino, nas categorias A e B. Além de duelarem entre si, os brasileiros terão oportunidade de enfrentar atletas de outros países – o total de inscritos é de 149. Participam do Torneio Satélite atletas de nove países: Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha e Grécia.
Campeão paralímpico em Londres-2012 e medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o gaúcho Jovane Guissone (que vai competir pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) competirá com as três armas – espada masculino B, sabre masculino B e florete masculino B.
Além de Jovane Guissone, outro destaque no masculino é o gaúcho Kevin Damasceno (do clube Grêmio Náutico União-RS), campeão mundial sub-23 no sabre – título conquistado ano passado, também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Kevin, de 19 anos, é filho de Fábio Damasceno, atleta com diversos títulos que defendeu o Brasil nos Jogos do Rio 2016 e também participará da competição, pelo mesmo clube. Ou seja: existe possibilidade de duelos entre pai e filho, nas três armas.
Outros que jogarão o torneio e já defenderam o Brasil em Jogos Paralímpicos são Sandro Colaço, Rodrigo Massarrut (ambos da Assoc. DF do Paraná-PR) e Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS). Além destes, estão bem cotados Lenilson de Oliveira, Alex Sandro Souza (ambos do Paulistano-SP) e Izaías Monteiro da Silva (Assoc. DF do Paraná-PR).
No feminino, também estarão nas pistas atletas que disputaram Jogos Paralímpicos pelo Brasil. Casos de Carminha Oliveira, Karina Maia, Suelen Rodolpho (todas da Assoc. DF do Paraná-PR) e Mônica Santos (Grêmio Náutico União-RS). Além delas, vale destacar Rayssa Veras (Paulistano-SP) e Fabiana Soares (SC Magnolia-RJ), sempre com grandes resultados em competições nacionais e internacionais.
Programação
Nesta sexta-feira, 4, dia de abertura das competições, serão realizadas as provas com as seguintes armas: sabre masculino B; florete feminino A e B; florete masculino A; espada masculino B; e sabre feminino A e B. Já no sábado, dia de encerramento, entram nas pistas os esgrimistas que disputam a espada feminino A e B; florete masculino B; sabre masculino A; e espada masculino A.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)