Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Crianças e adolescentes do futebol de cegos participam da 1ª fase de treinamentos de 2023

Jovem chuta bola durante atividade no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Divulgação/Renan Cacioli/CBDV
Dez crianças e adolescentes, de 9 a 16 anos, oriundos dos estados da Paraíba, Ceará e Mato Grosso do Sul, participam da 1ª fase de treinos da base do futebol de cegos, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As atividades começaram na última terça-feira, 22, e terminarão na próxima terça-feira, 28.

A semana de treinamentos tem sido liderada pelo professor Antônio Luiz Bahia, descobridor de craques que já trilharam carreiras de sucesso na Seleção Brasileira da modalidade, como Cássio, Jefinho e Guegueu. Todos foram campeões na última edição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Além de Bahia, o técnico David Xavier também dirige as atividades.

“O esforço para descobrir jovens promissores é contínuo. Já estão previstas convocações de crianças e adolescentes que treinam em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul para as próximas fases de treinos”, disse Bahia, que continuou: “O futebol é um dos esportes mais difíceis para quem está começando. Nossa maior preocupação é ampliar o repertório motor e a motricidade desses meninos. Eles precisam saber correr, girar para a esquerda e direita, ouvir e entender como conduzir a bola com os pés”.

Um dos atletas participantes desse processo de aperfeiçoamento é Jhonathan Silva, 9, o mais novo do grupo e jogador da Adesul/CE. “É importante iniciar cedo no esporte. Aos poucos, ele tem começado a treinar com a bola.  A melhora no desempenho com ela vai ser consequência do nosso trabalho”, avaliou o professor.

A expectativa, de acordo com Bahia, é que os jogadores se desenvolvam e voltem ao CT Paralímpico para as Paralimpíadas Escolares, maior evento do mundo para crianças e adolescentes, com deficiência, em idade escolar. “Quero vê-los representando seus estados e chegando às Seleções sub-20 e principal”, finalizou.

Ao todo, serão realizadas seis semanas de treinamentos com a participação de jovens em 2023. A iniciativa é realizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) desde o ano passado. As atividades com crianças e adolescentes atendem a uma demanda do técnico da Seleção Brasileira principal de futebol de cegos, Fábio Vasconcelos. O objetivo é apoiar a renovação da equipe ao longo dos anos.

Veja os convocados para o 1º Campo de Treinamento da base 2023:

Goleiros
João Gabriel da Silva Teixeira: IEACN/PB
Lucas Gabriel Araújo de Souza: ADESUL/CE

Atletas de linha
Carlos Henrique Alves Marreiro: IEACN/PB
Gabriel Ferreira Rodrigues: ISMAC/MS
Isac Costa Almeida: ADESUL/CE
Jhonathan Silva dos Santos: ADESUL/CE
João Pedro Nogueira da Silva: IEACN/PB
Renner Pietro dos Santos Arruda: IEACN/PB
Ryan Pablo dos Santos Arruda: IEACN/PB
Samuel Vasconcelos da Silva: APID/PB

Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery