Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB realiza ação no Parque Ibirapuera em comemoração aos seus 30 anos

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza, na manhã deste sábado, 29, uma nova ação comemorativa pelos seus 30 anos no Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, próximo ao Museu Afro Brasil. A programação no parque inclui um ato simbólico às 10h, com a elevação de uma medalha de 462 kg, número que representa o total de medalhas conquistadas pelo Brasil na história dos Jogos Paralímpicos.

O país soma atualmente 462 pódios, sendo 134 ouros, 158 pratas e 170 bronzes. Desde Atlanta 1996, primeiro ciclo após a criação do CPB, foram 399 conquistas (120 ouros, 131 pratas e 148 bronzes), o equivalente a mais de 86% das medalhas paralímpicas brasileiras.

A intervenção contará com a presença de atletas medalhistas em diferentes edições dos Jogos. Danielle Rauen, do tênis de mesa, conquistou bronze por equipes no Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, pela classe WD20. Cátia Oliveira, também do tênis de mesa, foi bronze no individual em Tóquio 2020 e bronze nas duplas em Paris 2024, na classe WD5. Já Débora Menezes, do taekwondo, integrou a delegação brasileira nos Jogos de Tóquio 2020, onde conquistou a prata na categoria acima de 58kg.

“A intervenção no Ibirapuera traduz o que os 30 anos do Comitê Paralímpico representam: presença, futuro e transformação. Queremos que cada pessoa que passe por aqui reconheça o esporte paralímpico como ativo cultural, social e de soft power do Brasil. O Comitê nasceu para abrir caminhos e hoje é símbolo de inclusão, desempenho e visibilidade, não apenas nas quadras, mas na forma como o país enxerga diversidade, tecnologia, educação e impacto. Estar no coração de São Paulo é lembrar que o movimento paralímpico não é um capítulo à parte do esporte, é central para quem queremos ser como sociedade”, pontuou Loraine Ricino, diretora de marketing do CPB.

As celebrações pelos 30 anos tiveram início em 9 de fevereiro, com projeções em monumentos de três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Niterói (onde funcionou a primeira sede do Comitê) e São Paulo (sede atual). As imagens destacaram momentos da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A agenda comemorativa também incluiu a participação do CPB no XXI Seminário Gestão Esportiva, promovido pelo Programa FGV/FIFA/CIES, em março, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente José Antônio Ferreira Freire, do vice-presidente Yohansson do Nascimento Ferreira e do secretário-geral Mizael Conrado.

O calendário segue ainda com a exposição “CPB 30 Anos – O Brasil que Inspira o Mundo”, em cartaz no Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina, até 6 de março de 2026. A mostra reúne mais de 50 peças, incluindo itens históricos como a tocha paralímpica, medalhas, mascotes e linhas do tempo que retratam marcos institucionais e o desempenho brasileiro nos Jogos Paralímpicos ao longo das últimas três décadas.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2025 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Ação: Levantamento de medalha
Datas: 29 de novembro
Horário: a partir das 10h da manhã
Local: Parque Ibirapuera – Próximo ao Museu Afro Brasil
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera (portão 10)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo