Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

FGV promove seminário internacional em homenagem aos 30 anos do CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) celebra, em 2025, seus 30 anos de história, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do esporte paralímpico e a inclusão de pessoas com deficiência no Brasil. Como parte das comemorações, o CPB participará do XXI Seminário Gestão Esportiva, promovido pelo Programa Internacional FGV/FIFA/CIES, neste sábado, 15, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O evento contará com a participação das principais lideranças do CPB: o presidente José Antônio Ferreira Freire, o vice-presidente Yohansson do Nascimento Ferreira e o secretário-geral Mizael Conrado.

O seminário reunirá líderes do esporte paralímpico, gestores, atletas e especialistas para discutir o impacto do movimento paralímpico no Brasil e no mundo. A abertura contará com a presença do presidente José Antônio, além de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, de representantes da FGV e do Centre International d’Etude du Sport.

Durante o evento, José Antônio fará uma abordagem sobre os desafios e oportunidades do novo ciclo paralímpico, após o sucesso histórico nos Jogos de Paris 2024, que garantiu ao Brasil a inédita quinta colocação no quadro geral de medalhas. Já Yohansson falará sobre o papel da representatividade na gestão esportiva e os próximos passos para ampliar o impacto do esporte na inclusão social.

Mizael Conrado, ex-presidente e atual secretário-geral do CPB, destacará sua gestão marcada pela expansão de projetos de iniciação esportiva, como o Festival Paralímpico, o Centro de Formação Esportiva e os Centros de Referência em todas as unidades da federação. Ele também trará reflexões sobre sua participação na Cúpula Internacional do Esporte no Vaticano, onde, em 2022, representou o Brasil na assinatura da Declaração “Esporte para Todos” com o Papa Francisco. O momento reforçou o compromisso do CPB com a inclusão e o desenvolvimento social por meio do esporte.

Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil, participará do painel “Atletas: Superação Muito Além do Esporte”, compartilhando sua trajetória e destacando o esporte como ferramenta de transformação e inclusão. Daniel, ex-aluno do Programa FGV/FIFA/CIES, exemplifica como o esporte pode abrir portas dentro e fora das competições.

O seminário também contará com especialistas nacionais e internacionais, como dr. Robert Daniel Steadward, fundador do Comitê Paralímpico Internacional, e Martyn Sibley, diretor executivo da Purple Goat, ex-presidentes do CPB, como João Batista e Vital Severino, além de gestores públicos, como o secretário nacional de Paradesporto do ministério do esporte, Fábio Araújo, e o secretário municipal do Rio de Janeiro de Esportes, Guilherme Schledler, e representantes do Terceiro Setor, que trarão reflexões sobre o impacto social do esporte e estratégias para um futuro mais inclusivo.

Com sua participação no XXI Seminário Gestão Esportiva, o CPB reafirma sua missão de promover o paradesporto e ampliar o acesso ao esporte para pessoas com deficiência em todo o Brasil, planejando um futuro em que o esporte continue sendo uma ferramenta de transformação, inclusão e desenvolvimento social.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDOR OFICIAL

  • Max Recovery