Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB inaugura nova fase comercial com escudo oficial e série animada

Paramigos Imparáveis e escudo oficial: novas marcas do CPB | Foto: Divulgação/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou duas novas marcas nesta quarta-feira, 31, durante a Licensing Con 2022, a maior feira sobre licenciamento de marcas da América Latina, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Em painel de apresentação, que ocorreu nesta manhã, o CPB divulgou ao público o Brasil Paralímpico e os Paramigos Imparáveis.

O Brasil Paralímpico é o escudo de identificação oficial das delegações brasileiras em missões esportivas internacionais, como os Jogos Parapan-Americanos e os Jogos Paralímpicos. Ele já está presente nos uniformes e acessórios utilizados por atletas e demais representantes do país em torneios continentais e mundiais. Com o seu lançamento na Licensing Con, o CPB objetiva ampliar o alcance do Movimento Paralímpico para o público em geral e usá-lo em futuros produtos licenciados do Comitê, tais como: vestuário, calçados, papelaria, mochilas,  acessórios, entre outros.

“Desde os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, o Brasil tem se mantido no top-10 mundial. A evolução é notória, mas temos a ambição de melhorar nas próximas edições. Para isso, criamos mais este projeto inovador no mercado e buscamos novos investimentos tanto para a base quanto para o alto rendimento. Dentro desta ideia, é essencial comercializarmos produtos licenciados e expandirmos as marcas do CPB”, justificou Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

Vice-presidente do Comitê e medalha de ouro nos 200 m da classe T46 (atletas com deficiências nos membros superiores) nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Yohansson Nascimento afirmou, durante o evento, que a ampliação do Movimento Paralímpico será capaz de mostrar às pessoas, com deficiências ou não, o quanto elas são capazes de realizar quaisquer coisas. “Quando acreditamos em nossos objetivos é possível alcançá-los, seja qual for o obstáculo”.

O escudo é uma variação da marca institucional do CPB, lançada no último dia 9 de fevereiro, durante o Prêmio Paralímpicos, e tem o mesmo simbolismo que remete à energia do movimento, à pluralidade do povo brasileiro e à força do paradesporto. O desenvolvimento do Brasil Paralímpico e da marca institucional do Comitê foi um trabalho em conjunto do departamento de marketing do CPB com a empresa XGUIDES, agência de inteligência criativa que dinamiza as relações entre marcas e consumidores de maneira mercadológica para que atinjam o nível de endosso e lifestyle.

Paramigos Imparáveis
No mesmo painel em que lançou o Brasil Paralímpico, o Comitê também fez a divulgação da marca Paramigos Imparáveis, uma série animada para crianças e pais que aborda a inclusão social de pessoas com deficiências. A história gira em torno de personagens tipicamente brasileiros que têm o desafio de proteger o planeta da destruição. A primeira temporada da produção vai estrear em 2023, com 26 episódios, em diversas plataformas. 

Geeky, Turi, Zoom, Guará, Nina e Narciso formam a equipe de heróis chamada Paramigos Imparáveis. Eles são “convocados” em diferentes países para evitar que os vilões Dona Tella e Zé Madeira acabem com os recursos naturais do mundo. A dupla conta sempre com o auxílio dos seus ajudantes, os Xuruminhos e os Tratorossauros, na busca por luxúria e riqueza.

Geeky, cadeirante, e Turi são duas crianças. Já os outros heróis são animais. Zoom é um morcego cego, Guará é um lobo amputado, Nina é uma onça que utiliza prótese no lugar de uma das patas e Narciso é uma capivara. De acordo com Daniel Godoy, CEO da XGUIDES e responsável pela criação do conteúdo, o objetivo da produção é atender as muitas famílias que querem transmitir uma visão inclusiva da sociedade para seus filhos, além de empoderar as crianças da nova geração em idade pré-escolar.

“Queremos mostrar, de maneira lúdica, que, por maior que seja o desafio a ser enfrentado, independente de quem elas sejam e das suas condições, a motivação as faz começar. Sem se esquecer que é o equilíbrio, com atitude resiliente e o trabalho em equipe, que torna possível a conquista. A série Paramigos Imparáveis não se trata de uma produção sobre deficiência destinada somente para PCDs, mas, sim, sobre inclusão social, auto-confiança e evolução pessoal para todos”, destacou Daniel.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery