O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou uma semana de treinos de atletismo, exclusivamente para as mulheres, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As atividades se encerraram nesta sexta-feira, 8. Ao todo, 10 atletas, de cinco unidades federativas (ES, DF, PB, SP e PE), que se destacaram em etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, reuniram-se no complexo esportivo localizado na zona sul da capital paulista. Além de utilizarem toda a estrutura física do CT, as participantes também tiveram acesso ao atendimento oferecido pela equipe multidisciplinar do CPB.
Tal iniciativa acontece logo após o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciar uma etapa do Grand Prix exclusivamente feminina, na República Tcheca, em 2025.
“Foi uma semana com o objetivo de desenvolver as atletas da modalidade. A participação feminina tem crescido nos últimos anos, porém ainda é baixa. Esperamos que essa ação possa ser repetida mais vezes”, disse Oriane Martins, treinadora de atletismo do CPB.
Thaís Albuquerque foi uma das atletas convocadas para a semana de treinamentos. A pernambucana destacou a importância da iniciativa para a sua preparação às próximas competições.
“Todo treinamento tem seu objetivo. Temos a competição mais próxima que é o Campeonato Brasileiro (entre 5 e 8 de dezembro). Estar aqui, nesta semana, no CT, trouxe muito aprendizado. Todas temos o mesmo objetivo. Juntas, somos mais fortes”, ressaltou a lançadora de dardo da classe F46 (atletas com deficiências nos membros superiores).
A ação vai ao encontro do plano estratégico do CPB. Entre os objetivos traçados no documento está o aumento, ano a ano, do número de participantes mulheres em competições de alto rendimento.
Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil teve a maior participação feminina na história do megaevento. Foram convocadas 117 atletas, totalizando 45,88% do total dos competidores. Das 89 medalhas que o Brasil conquistou na capital francesa, 43 delas foram conquistadas por mulheres, sendo 13 de ouro, uma medalha dourada a mais do que as obtidas pelos homens.
Confira a lista de atletas que participam dos treinos no CT Paralímpico:
Thayna Zanolli
Suzany Cordeiro
Roberta da Silva
Dilene de Lima
Thaís Albuquerque
Vanessa Alves
Josefa Nunes
Isabela da Silva
Mirian Chaves
Anna Fedato
Treinadoras:
Carina Cleures de Moura Albulquerque
Julia de Freitas Marchiori
Jeane Bispo de Castro (apoio)
Thais Aoki Saito
Eunice Aparecida de Lima
Oriane Martins
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)