O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) elegeu novos membros para o seu Conselho de Administração. A votação ocorreu de forma online durante a Assembleia Geral do CPB, em março, com a participação de representantes de confederações e dos atletas.
Ao todo, foram 15 votos de entidades esportivas e oito de atletas, e os membros eleitos já tomaram posse nesta terça-feira, 1º de abril, para um mandato de dois anos.
Os eleitos foram José Higino, atual presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABCR) e que substitui Ângelo Alves Neto como representante das confederações no Conselho, além dos conselheiros independentes Heloísa Rios e Mirella Prosdócimo. Elas substituem Thomas Brull, Artur Achoa e Bibiana Carneiro. Já Artur Cruz Gomes, atual presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), foi eleito para ocupar o cargo de membro livre do Conselho.
O modelo de Conselho de Administração adotado pelo CPB possui um membro livre, eleito pela integralidade da Assembleia, representantes dos atletas e de confederações, e integrantes independentes com o objetivo de trazer diversidade de conhecimentos, experiências e gênero.
Nesta eleição, os conselheiros independentes foram selecionados a partir de um processo seletivo inovador no segmento esportivo, com avaliação prévia dos candidatos por consultoria especializada, auxiliando e subsidiando os delegados na tomada de decisão.
Na ocasião, foram também apresentados os resultados administrativos, financeiros e esportivos do último ano da gestão de do então presidente do CPB Mizael Conrado, devidamente aprovados por todos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)