Matéria atualizada às 16h08 do dia 14 de junho*
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Programa Atleta Cidadão e em parceria com o SESI, abre nesta terça-feira, 21, inscrições para dois projetos educacionais destinados aos atletas paralímpicos: o PAI (Programa de Alfabetização Intensiva) e o Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos). As vagas estarão abertas até o dia 3 de junho.
O PAI destina-se àqueles que não tiveram a alfabetização em tempo oportuno. Serão oferecidas aulas presenciais de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas terão início no dia 17 de junho de forma presencial. Serão realizadas na “casa 17”, localizada no Centro de Tecnologia e Inovação que fica situado logo na entrada do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Já a Nova EJA fornecerá oportunidades para conclusão do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano escolar) e Ensino Médio, com aulas a partir de agosto. O conteúdo ministrado será 20% presencial e 80% online, com tutoria pelo Programa Atleta Cidadão também no Centro de Tecnologia e Inovação.
A idade mínima para o ingresso no PAI é de 14 anos e no Nova EJA, 15 para o Ensino Fundamental – Anos Finais e 18 para o Ensino Médio. O tempo médio de conclusão do curso é de 12 meses.
Clique aqui para se inscrever no Programa de Alfabetização Intensiva.
Clique aqui para se inscrever na Nova EJA – Ensino Fundamental (anos finais).
Clique aqui para se inscrever na Nova EJA– Ensino Médio.
As vagas serão destinadas a atletas e ex-atletas que participaram de competições internacionais e nacionais, seguindo a lista de prioridades abaixo:
1º atletas que tenham participado de Jogos Paralímpicos de Inverno ou Verão;
2º atletas que tenham participado de Campeonatos Mundiais (adulto), reconhecidos pelo CPB ou confederações;
3º atletas que tenham participado de Jogos Parapan-Americanos (adulto);
4º atletas que tenham participado de demais competições internacionais, não elencadas acima, reconhecidas pelo CPB ou confederações;
5º atletas que tenham participado de campeonatos e competições nacionais, reconhecidas pelo CPB ou confederações, ou que façam parte de algum programa do Comitê.
Atletas-guia, goleiros, calheiros e pilotos também podem concorrer às vagas, conforme a prioridade de distribuição de vagas definidas para os atletas, desde que não ultrapassem a porcentagem de 10% das vagas que estão disponíveis.
Estão disponíveis 20 vagas para o Programa de Alfabetização intensiva e 60 vagas para o Ensino de Jovens e Adultos (30 para os anos finais do Ensino Fundamental e 30 para o Ensino Médio). Os candidatos contemplados serão informados pelo e-mail indicado no formulário de inscrição e deverão apresentar os seguintes documentos para registro junto à instituição parceira:
- documento de identidade;
- CPF;
- comprovante de residência,
- comprovante de histórico escolar, no caso dos candidatos ao ensino fundamental anos finais, ou ensino médio.
O Programa Atleta Cidadão tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio de formação educacional, capacitação e orientação profissional.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)