O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, realizou encontro para celebrar 1 ano de parceria do Time Rio de Janeiro Paralímpico, durante evento realizado nesta quarta-feira, 11, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na capital fluminense. O projeto também contempla atletas olímpicos.
A cerimônia reuniu autoridades como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário municipal de esportes, Guilherme Schleder, o presidente do CPB, Mizael Conrado, e o diretor-geral Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, além de atletas paralímpicos convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecem de 17 a 26 de novembro.
“Este projeto mostra a importância do alto rendimento na formação de uma sociedade com cultura esportiva e paradesportiva. O Time Rio não só foi, como será importante para os resultados dos nossos atletas tanto nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago como nos Jogos Paralímpicos de Paris no ano que vem”, afirmou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleito melhor do mundo na modalidade em 1998.
O Time Rio Paralímpico havia sido criado em janeiro de 2012, durante a primeira gestão do prefeito Eduardo Paes à frente da capital fluminense. O programa retornou em 2022 aos atletas nascidos ou que treinam no Rio. O objetivo é auxiliá-los na preparação para o Parapan de Santiago em 2023 e para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Durante o evento, a Prefeitura do Rio anunciou mais um incentivo para os atletas. Quem conquistar medalha nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago terá direito a receber mais duas parcelas do benefício mensal. Já quem se tornar medalhista nos Jogos de Paris 2024 vai ganhar mais cinco parcelas.
“É uma alegria estar aqui comemorando um ano da volta do Time Rio. Temos ainda essa grande notícia para vocês: quem ganhar medalha no Pan e Parapan do Chile vai receber já este ano dois meses a mais de benefício. E quem conquistar medalha nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ganha cinco meses a mais no ano. É óbvio que o que move todo mundo aqui é o desafio e o desejo de competir, mas um incentivo financeiro também é bom, porque permite que essa realidade possa ser mudada”, completou o prefeito Eduardo Paes.
Quinze atletas que foram convocados para a competição na capital chilena, como o judoca Wilians Araújo, o nadador Douglas Matera, o velocista Ricardo Mendonça, e a mesatenista Sophia Kelmer, também estiveram entre os presentes do evento, além de atletas que não foram convocados para a competição continental, mas que fazem parte do projeto, como Marivana Oliveira, do atletismo, e Daniel Mendes, da natação.
A parceria tem beneficiado 60 atletas no total (sendo 24 paralímpicos, divididos igualmente entre homens e mulheres), com orçamento previsto de R$ 2,304 milhões. O contrato tem duração até abril do ano que vem.
“O Time Rio tem sido um amuleto da sorte. Tenho esperança que todos os 60 atletas irão participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Há um ano que voltamos com o projeto e agora esses atletas podem contar com um orçamento mensal e se dedicar exclusivamente ao esporte, não precisam fazer outra atividade para complementar sua folha salarial”, discursou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.
Para integrar o Time Rio, os atletas precisaram atender a critérios gerais e outros específicos determinados por cada Comitê. Tanto para o CPB quanto para o COB, por exemplo, todos devem competir em provas já confirmadas no programa dos Jogos Paralímpicos e Olímpicos de Paris 2024 e foram selecionados por meio de resultados obtidos nessas provas. Eles também devem ter potencial de classificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024, atestado por sua ENAD (Entidade Nacional de Prática Desportiva).
Em Lima 2019, última edição dos Jogos Parapan-Americanos, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.
Confira os atletas integrantes do Time Rio Paralímpico:
Marivana Oliveira da Nobrega – Atletismo
Camila Maria Leiria de Castro – Vôlei Sentado
Tuany Priscila Barbosa Siqueira – Atletismo
Julyana Cristina da Silva – Atletismo
Viviane Ferreira Soares – Atletismo
Sophia Pernisa Kelmer – Tênis de Mesa
Alice de Oliveira Correa – Atletismo
Tascitha Oliveira Cruz – Atletismo
Brenda Souza de Freitas – Judô
Susana Schnarndorf – Natação
Camille Rodrigues Ferreira Cruz – Natação
Diana Cristina Barcelos de Oliveira – Remo
Wallace Antonio de Oliveira dos Santos – Atletismo
Felipe de Souza Gomes – Atletismo
Ricardo Gomes de Mendonça – Atletismo
Washington Assis do Nascimento Junior – Atletismo
Douglas Rocha Matera – Natação
Diogo Rebouças – Vôlei Sentado
Willians da Silva Araújo – Judô
Fabio Bordignon – Atletismo
Fabricio Marques de Souza – Taekwondo
Daniel Xavier Mendes- Natação
Thomaz Rocha Matera – Natação
João Victor Teixeira de Souza Silva – Atletismo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)