Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB é a 1ª entidade esportiva do mundo a ser certificada com ISO relacionada a práticas anticorrupção

Entrada do Centro de Treinamento Paralímpico| Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) recebeu os certificados ISOs 37001 e 37301, tornando-se, assim, a primeira entidade esportiva do mundo com tais certificações. 

A ISO 37301 é uma norma mais ampla que aborda a gestão de diversos os tipos de conformidade em relação à legislação e também aos normativos internos, enquanto a ISO 37001 se concentra especificamente na prevenção e combate ao suborno e à corrupção.

Para obter as duas certificações, o CPB foi submetido a uma auditoria realizada em duas fases. A primeira etapa do processo foi conduzida pelos auditores, que tiveram acesso aos documentos normativos desenvolvidos pelo próprio Comitê, baseados na legislação brasileira e nas boas práticas internacionais de gestão. Na sequência, os profissionais realizaram uma série de entrevistas com representantes das mais diversas áreas do CPB, como forma verificar os processos conduzidos, a sua adequação aos normativos e procedimentos utilizados, e as ferramentas disponibilizadas pelo CPB para mitigação dos riscos envolvidos.

Diretor jurídico e de Compliance do CPB, Paulo Losinskas explicou que a entidade baseia toda a sua estrutura de gestão no Sistema ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, no português).  “Recebemos certificações ISOs 37001 e 37301 após um longo processo de desenvolvimento e criação de cultura de integridade. Criamos, por exemplo, um Conselho de Administração, com conselheiros independentes oriundos do mercado empresarial, ou seja, que não eram do esporte. A ideia é que eles trouxessem este conceito de gestão para o CPB”, argumentou.

“Revisamos todas as nossas normas, com auxílio de consultoria especializada, estruturamos uma instância responsável pelo programa e pelas iniciativas de compliance e contratamos um canal de denúncias, bem como instituímos o Comitê de Ética. Somente depois que todos estes processos estavam em funcionamento, fomos submetidos à avaliação da conformidade com as normas ISO”, continuou Paulo.

“Tudo isso reforça e valida externamente que o CPB está comprometido com a adoção das melhores práticas, o que gera uma segurança para os órgãos de controle, nossos patrocinadores e parceiros, bem como todo o público que nos relacionamos nas atividades diárias.”, finalizou o diretor jurídico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A obtenção das certificações nas normas ISO impulsiona a governança corporativa no CPB ao estabelecer um sistema de gestão de compliance e antissuborno robusto e eficaz. Ao promover a transparência, a ética e a integridade em todos os níveis da organização, a normas contribuem para a redução de riscos, o fortalecimento da reputação e o aumento da confiança dos públicos interessados. Adicionalmente, há o incentivo para promoção da cultura de compliance, que tem como objetivo engajar todos os colaboradores do CPB, alinhando as iniciativas da organização com as melhores práticas internacionais.

Além das ISOs 37001 e 37301, o CPB também possui as ISOs 9001 e 14001. A 9001 assegura a eficiência operacional nos processos conduzidos pelo CPB no Centro de Treinamento, garantindo a qualidade da administração dos espaços e da sua oferta aos públicos interessados. Já a ISO 14001 certifica que a entidade possui um sistema de gestão ambiental eficiente, em conformidade com as melhores práticas de mercado, que permite, em linhas gerais, que o CPB desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery