Nesta semana, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, aconteceu o primeiro curso nível I de capacitação de profissionais da natação e atletismo, no CT Paralímpico, em São Paulo. As aulas dão início ao calendário da área de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de 2018, em uma iniciativa destinada a profissionais de Educação Física que querem atuar em competições chanceladas pelo CPB, em âmbito municipal e regional, como o Circuito Loterias Caixa.
A partir deste ano, foi instituída uma nova regra no regulamento da competição. Cada clube inscrito terá que ter ao menos um profissional habilitado como técnico nível I para as fases regionais da competição. A ideia é motivar e incentivar a qualificação dos educadores físicos que trabalham com o esporte paralímpico para que sejam efetivamente habilitados a trabalhar em suas respectivas funções.
“O objetivo do curso não é somente habilitar ou capacitar, mas também atualizar, pois alguns profissionais já possuem experiência prática, mas não tem fundamentação teórica. Por isso, além das 30 horas presenciais, ainda é preciso ter 100 horas de experiência prática, onde o técnico precisa de experiências com esportes para pessoas com deficiência”, conta Alberto Martins da Costa, diretor-técnico do CPB.
Nesta edição de São Paulo, foram inscritos 109 profissionais, sendo 56 do atletismo e 53 da natação. Entre as 30 horas previstas no programa, os participantes das duas modalidades tiveram, além da parte específica de cada uma, aulas de introdução ao Movimento Paralímpico, ministradas pela professora Patrícia Freitas.
Outras regiões do Brasil também receberão edições do curso de habilitação técnica nível I de natação e atletismo. Eles acontecem sempre após as fases regionais do Circuito Caixa. O próximo será em Porto Alegre (RS), entre os dias 11 e 14 de março, seguido por Aracajú (SE), do dia 25 a 28 de março. Por último, em Goiânia (GO), entre os dias 15 e 18 de abril.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas, quando disponíveis, pelo site do CPB, na área de Educação Paralímpica. As vagas são limitadas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)