O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anuncia nesta segunda-feira, 8, as cidades-sede da segunda edição do Festival Paralímpico, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 21 de setembro, sábado, em 69 cidades do Brasil.
A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. Também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completará 30 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.
No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam a festividade e alguns núcleos contaram com a presença de medalhistas paralímpicos como as velocistas Terezinha Guilhermina e Verônica Hipólito e a nadadora Patrícia dos Santos.
“Esse aumento no número de cidades-sede se deve ao sucesso da primeira edição, que aconteceu no ano passado, no qual o CPB atingiu mais de 6 mil crianças em todo território nacional. Neste ano, a nossa expectativa é que 10 mil crianças participem do evento”, disse Ramon Pereira, coordenador de Desporto Escolar do CPB.
O Festival é destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Assim como em 2018, a programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de 3h30 – das 8h30 às 12h. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.
Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail: festivalparalimpico@cpb.org.br
Confira as cidades que receberão o Festival Paralímpico 2019:
Acre – Rio Branco
Alagoas – Maceió
Amapá – Macapá
Amazonas – Manaus
Bahia – Salvador, Vera Cruz
Ceará – Fortaleza
Espírito Santo – Vitória, Colatina, Cachoeira de Itapemirim
Distrito Federal – Brasília
Goiás – Goiânia, Anápolis
Maranhão – São Luis
Minas Gerais – Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Betim, Contagem, Ipatinga, Lavras, Poços de Caldas, Três Corações, Uberaba.
Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Dourados
Mato Grosso – Cuiabá
Pará – Belém, Marabá, Paraupébas
Paraíba – João Pessoa, Campina Grande
Pernambuco – Recife
Paraná – Curitiba, Cascavel, Maringá, Pontal do Paraná
Piauí – Teresina
Rio de Janeiro – Campo Grande, Iguaba
Rio Grande do Norte – Natal
Rio Grande do Sul – Santo Ângelo, Porto Alegre, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Rio Grande
Rondônia – Porto Velho
Roraima – Bela Vista
Santa Catarina – Itajaí, Joinville, Lajes, Florianópolis, Maravilha
Sergipe – Aracaju
São Paulo – Rio Preto, Suzano, Itu, São Paulo, Caieiras, Santa Bárbara D’Oeste, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Ubatuba, Mogi Guaçu, Barretos, Taubaté, Guarulhos
Tocantins – Palmas
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro