Nesta quinta-feira, 14, tem início a Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Amsterdã, na Holanda. A competição é a nona das onze provas que compõem o ranking qualificatório para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. A delegação brasileira conta com sete atletas e embarcou para o país europeu na última segunda-feira, 11. A competição se estende até o domingo, 17.
"É mais uma importante prova que vai somar pontos para o ranking qualificatório. A gente está participando de todo esse Circuito desde 2018 com 7 atletas competindo para brigar pelas vagas para tóquio. Se o ranking encerrasse hoje, teríamos cinco classificados", afirma Ivan Schwantes, coordenador da modalidade.
"Estamos com uma expectativa boa de ter um bom número número de atletas classificados, de equiparar a marca da Rio 2016, nossa melhor marca em termos de atletas classificados para Paralímpiadas, ou até superar este número."
Esta é a quinta etapa da Copa do Mundo desta temporada. Em fevereiro, o Brasil esteve em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, em março, a segunda etapa aconteceu em Pisa, na Itália. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu a terceira etapa, no mês de maio. Em julho, Varsóvia, na Polônia, sediou a quarta etapa.
Confira a lista de atletas convocados:
Alex Souza Santos
Carminha Oliveira
Fabiana Soares
Jovane Guissone
Moacir Ribeiro
Mônica Santos
Vanderson Chaves
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)