O principal torneio por etapas do Paraciclismo brasileiro vai desembarcar na capital federal. Nos dias 27 e 28 de abril, será realizada a segunda etapa da competição, que abriu o seu calendário em Maringá (PR), em fevereiro, e terá a terceira e última etapa em setembro, na cidade de Leme (SP). A etapa brasiliense espera receber mais de 120 paratletas distribuídos em treze categorias oficiais. Os primeiros colocados, além de pontuarem no ranking brasileiro, também somam pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Paralípicos de Tóquio 2020.
Dentre as competições, haverá provas de Handbike (bicicletas impulsionadas pelos braços, utilizadas por atletas paraplégicos ou tetraplégicos), Triciclos (atletas com paralisia cerebral), Tandem (bicicletas com dois bancos e quatro pedais utilizadas por atletas com deficiência visual e seus guias), e de bicicletas convencionais (atletas amputados ou com outras deficiências físico-motoras).
Medalhista paralímpico na Rio 2016, Lauro Chaman é um dos nomes confirmados no evento. O atleta, de 32 anos, já conquistou títulos importantes, como os mundiais de Estrada e Pista, foi medalhista em várias etapas da copa do mundo, e hoje é considerado um dos principais nomes da modalidade no circuito internacional.
“Poder contribuir para o crescimento da nossa modalidade é uma grande satisfação. O nível das provas no circuito nacional vem crescendo a cada ano e isso é resultado do trabalho sério e planejado que vem sendo realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A etapa de Brasília promete grandes emoções. Espero poder fazer o meu melhor para brigar pelas primeiras colocações”, declarou Lauro.
As competições ocorrem no Setor de Autarquias Norte, Quadra 2, Asa Norte. A arena de concentração será montada na via paralela ao Setor Bancário Norte, próximo ao Shopping Liberty Mall. Tanto as provas de resistência, quanto o contrarrelógio individual, serão disputados em um grande circuito de 5,1km de distância por volta. No sábado, 27, serão realizadas as provas contrarrelógio, e no domingo, 28, as disputas de resistência.
A segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Metropolitana de Ciclismo (FMC), com apoio do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) e Hospital Sírio Libanês.
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia de nove modalidades.
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)