Esportistas convocados para representar a Seleção Brasileira de atletismo nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 que treinam fora de São Paulo se reúnem na capital paulista, até dia 5 de agosto, para uma semana de treinamentos visando aprimorar o rendimento até o megaevento, com início no dia 28 do mês seguinte.
As atividades contam com 13 atletas que vão representar o Brasil na França, sem considerar aqueles que já treinam regularmente no espaço (confira os nomes dos convidados abaixo). Além deles, também foram chamados para a semana atletas das categorias de base da Seleção.
Para o treinador Alex Sabino, que fará parte da missão em Paris, os treinamentos às vésperas dos Jogos auxiliam principalmente na busca por um refinamento técnico. Além disso, os participantes da semana têm acesso à estrutura do CT para cuidado físico e mental. “Trazer os atletas para um ciclo prolongado é importante por todo o acompanhamento da equipe multidisciplinar, desde a fisioterapia, aos médicos e ao atendimento psicológico, além da comissão técnica que tem a feliz missão de descobrir dia após dia o que eles podem fazer para melhorar suas performances na prova”, explicou.
Siga o canal Brasil Paralímpico no WhatsApp
Entre os participantes do treinamento no CT estão medalhistas do Campeonato Mundial de Kobe, no Japão, em maio deste ano. Vencedora dos 100m para a classe T11 (deficiência visual), a acreana Jerusa Geber afirmou que o treinamento do CT a permite desenvolver sua velocidade e estar em situações mais parecidas com as que encontrará em Paris.
“Meu objetivo é usar o espaço e a estrutura do CT Paralímpico. A pista, inclusive, é muito rápida e parecida com a que terei nos Jogos. Vim com o objetivo de treinar velocidade e me preparar para a minha prova principal, a dos 100m”, afirmou Jerusa, que, diferentemente da maioria dos atletas, permanecerá no CT até o dia 9.
Medalhista de prata no arremesso de peso da classe F57 (atletas que competem sentados) no Japão, o paulista Thiago Paulino afirmou que a semana de treinamento acontece em um momento ideal, no qual ele mudará a sua a etapa de preparação, em razão da aproximação dos Jogos.
“Estamos em período no qual trabalhamos mais a força e a potência. Daqui a uma semana, vamos entrar em fase competitiva, quando vão saindo as cargas e o treino fica mais leve e vamos polindo mais a técnica, fazendo pequenas mudanças para melhorar o rendimento”, disse.
Para o arremessador, estar reunido com a equipe antes da viagem para a França traz um incentivo a mais para sua preparação. “Sempre que temos essas semanas de treinamento, as interações com os colegas de trabalho são muito boas, principalmente antes de uma competição importante. Vamos ficar juntos por muitos dias e já começar esse entrosamento é bem bacana. A energia dos amigos contagia e todos se unem no mesmo objetivo.”, afirmou.
A paulista Zileide Cassiano, ouro na prova do salto em distância para a classe T20 (deficiência intelectual) em Kobe também participa dos treinamentos no CT e busca ampliar a concentração nos detalhes que, segundo ela, farão a diferença em Paris.
“Estou já me acostumando com o clima de competição, com os atletas que irão comigo. A gente está trabalhando bastante para eu chegar muito treinada e para manter o foco e a atenção a cada detalhe. Estou buscando aprimorar minha técnica de salto, fazer algumas correções, para conseguir chegar bem forte”, contou a atleta.
O atletismo é a modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris na delegação brasileira, com 70 atletas e 16 atletas-guia. O embarque do grupo está agendado para o dia 16 de agosto.
A delegação brasileira em Paris vai contar com 254 atletas com deficiência em 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos, além de 17 atletas-guia (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha e um timoneiro do remo, totalizando 277 competidores no megaevento.
Esta será a maior delegação brasileira para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados ao todo em Tóquio 2020. Já o recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente.
Confira a lista de convocados convidados para treinar no CT
Aser Ramos
Edenilson Floriani
Eduardo dos Santos Pereira
Henrique Caetano
Izabela Campos
Jerusa Geber
Matheus de Lima
Paulo Cezar Neto
Rodrigo Parreira
Suzana Nahirnei
Thiago Paulino
Wallace dos Santos
Zileide Cassiano
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Thiago Paulino e Jerusa Geber são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Thiago Paulino, Jerusa Geber e Zileide Cassiano são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)