O departamento de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) disponibiliza nesta sexta-feira, 10, o Guia de Imprensa do Mundial de natação Ilha da Madeira 2020 para consulta de todos os interessados em cobrir a missão brasileira na competição, que será realizada de 12 até 18 de junho, em Portugal.
O material conta com perfil dos 29 atletas paralímpicos convocados para representar o Brasil no megaevento da modalidade, além de informações gerais da delegação brasileira.
CONFIRA AQUI O GUIA DE IMPRENSA
A Seleção Brasileira será formada por 17 homens, o que representa 58,6% do total dos nadadores que vão representar o país na competição, e 12 mulheres (ou 41,4%).
A convocação realizada pelo CPB também mostrou que a maioria dos nadadores no Mundial têm deficiência física. De acordo com o levantamento do departamento de Ciências do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), serão 62% do total da Seleção Brasileira que vai a Portugal com este tipo de deficiência, sendo 10 homens e oito mulheres.
A última campanha do Brasil em Mundiais, em Londres 2019, o país conquistou 17 medalhas no total, sendo cinco ouros, seis pratas e seis bronzes.
Entre os Mundiais de natação paralímpica mais recentes, a melhor participação do Brasil aconteceu na Cidade do México 2017, quando os nadadores brasileiros subiram ao pódio 36 vezes, sendo 18 ouros, nove pratas e nove bronzes.
Naquela ocasião, o país ficou em quarto lugar no quadro geral de medalhas, assim como em Glasgow 2015, quando a Seleção Brasileira voltou para casa com 23 medalhas – 11 de ouro, oito de prata e quatro de bronze.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)