A atleta da natação Evellyn Garrido é uma das finalistas do Atleta da Galera, categoria escolhida por meio do voto popular no Prêmio Paralímpicos 2018. Com apenas 20 anos, ela concorre pela primeira vez o prêmio, após ter participado dos Jogos Paralímpicos Universitários, em maio.
Desde 2015, Evellyn, que é de São Paulo (SP) e representa o clube CIEDEF, participa de competições nacionais e melhora seus tempos a cada temporada na classe S6. Neste ano, ela teve a oportunidade de representar o Brasil pela primeira vez, durante os Jogos Universitários.
“Estar entre as finalistas foi uma grande surpresa e fiquei até um pouco assustada. Hoje, nem eu ou a CIEDEF temos um patrocinador. Ganhar esse prêmio traria para mim uma visibilidade maior para conseguir um patrocínio e melhorar meu desempenho.”
Sempre ligada ao esporte, Evellyn entrou na natação aos três anos como forma de tratamento para a bronquite. Aos 11, durante uma apresentação de ginástica artística, ela sofreu um AVC, que paralisou parte de seu corpo. Foi durante uma feira voltada para pessoas com deficiência que Evellyn conheceu o paradesporto, quando Clodoaldo Silva, também atleta da natação, a incentivou a voltar a nadar.
A cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2018 acontece na quarta-feira, 12, às 20h (horário de Brasília), e contará com a transmissão ao vivo pelo SporTV. O festejo, que encerra o ano do esporte adaptado brasileiro, manterá este ano todas as categorias premiadas nos anos anteriores, incluindo os já tradicionais Prêmio Aldo Miccolis, que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico, o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o movimento na temporada, além das premiações dos técnicos de modalidade individuais e coletivas. Um competidor de cada uma das 25 modalidade também será lembrado pelo destaque nesta temporada.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)