O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta terça-feira, 6 de julho, a convocação da Delegação Brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. O anúncio foi feito por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook e Youtube do CPB. A live contou com a participação de atletas convocados que expressaram a emoção de receber essa notícia.
O evento foi apresentado pelo presidente do CPB, Mizael Conrado, que foi acompanhado pelo vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, e pelo diretor técnico e chefe da missão de Tóquio, Alberto Martins.
A delegação brasileira será composta por 253 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 159 homens e 94 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 422 pessoas. Jamais uma missão brasileira no exterior teve tamanha proporção. Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser país sede e contou 286 atletas no total.
O Brasil será representado em 20 modalidades, das 22 que compõem o programa dos Jogos de Tóquio. As ausências são basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas.
Confira abaixo os depoimentos dos atletas:
Alana Maldonado – Judô
Foto: Alê Cabral / CPB
“Eu estou extremamente feliz de estar classificada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, representar o meu país em mais uma edição de Jogos Paralímpicos. Vou dar o meu melhor e trazer muita alegria para o Brasil.”
Alexandre Galgani – Tiro Esportivo
Foto: Marco AntonioTeixeira / EXEMPLUS / CPB
“Estamos na reta final para Tóquio. Estou aqui no meu CT de treinamento, na minha casa e o coração já está apertado de ansiedade. Se Deus quiser, vou trazer bons resultados para o tiro paralímpico e a primeira medalha do tiro. Rumo a Tóquio!”
Bruna Alexandre – Tênis de Mesa
Foto: Alê Cabral / CPB
“Eu vou para a minha terceira participação em Jogos Paralímpicos. Eu joguei Londres 2012, Rio 2016 e agora vou para Tóquio 2021 e gostaria de convidar todos vocês para torcerem para a equipe brasileira. Juntos somos mais fortes!”
Daniel Dias – Natação
Foto: Alê Cabral / CPB
“Eu imagino a alegria de todos os atletas que estão recebendo a convocação e, para mim, é um momento muito especial por ser minha quarta participação em Jogos Paralímpicos, poder representar o Brasil em mais um Jogos Paralímpicos é algo sensacional, é algo incrível ainda mais por ser minha última participação em Jogos. Então, eu estou, confesso, com um misto de emoções, mas é uma alegria imensa poder representar o meu país e o melhor poder chegar lá na minha melhor versão, poder desempenhar o meu melhor e entregar minha melhor versão. Vai ser uma emoção grande, representar o país já é, mas uma emoção maior por serem os últimos Jogos. Quero agradecer a todos os meus patrocinadores que acreditam no meu trabalho. Agradecer ao Comitê Paralímpico Brasileiro por proporcionar as melhores estruturas para que nós possamos alcançar os objetivos. A minha equipe multidisciplinar, meu muito obrigada e vamos juntos! Você que está acompanhando, vamos juntos para mais uma Paralimpíadas para que a gente possa fazer história!”
Daniel Rodrigues – Tênis em Cadeira de Rodas
Foto: DouglasMagno / EXEMPLS / CPB
“Hoje eu quero falar do sentimento de poder estar na delegação brasileira paralímpica que vai estar em Tóquio. É uma alegria enorme para mim. Estou muito contente. A expectativa é a melhor possível. Vamos dedicar o máximo para trazer essa medalha para o Brasil.”
Debora Menezes – Parataekwondo
Foto: Daniel Zappe / EXEMPLUS / CPB
“É com muita alegria que venho falar para vocês que vou realizar um sonho de criança que é representar a minha nação, a bandeira brasileira, defender uma modalidade muito especial. Para Tóquio, a expectativa é sempre muito alta, mostrar, com certeza, diante de todos os desafios que vivemos, que é possível que o Brasil esteja no lugar mais alto do pódio, sempre visando a melhor performance e a medalha. Estamos trabalhando muito duro para isso. Conto com a torcida e com o calor de toda a nação brasileira para esse megaevento que estamos na contagem regressiva.”
Edênia Garcia – natação
Foto: Alê Cabral / CPB
“Estou bem feliz de ir para minha quinta participação em Jogos Paralímpicos. Estou aí desde Atenas 2004. Já saiu a convocação oficial da delegação brasileira e eu vim aqui hoje pedir a torcida de vocês. Mandem muita vibração positiva para voltar com a melhor campanha em Tóquio”
Jane Karla- Tiro com arco
Foto: Alê Cabral / CPB
“Eu estou aqui treinando e super ansiosa para ir para os Jogos Paralímpicos, minha quarta participação, estou super feliz de estar participando mais uma vez. E essa Paralimpíada tem um gostinho super especial que vai ter a participação da minha família também, que garantiu a vaga, então é uma grande alegria, para mim, para ela, a gente está junto. É um grande sonho sendo realizado, de estar com ela, vendo ela competir, ela também me vendo, em um momento tão especial que é uma participação paralímpica. Eu espero muito estar colocando em prática tudo que venho treinando, tudo que for possível dentro das possibilidades, porque com a pandemia foi muito difícil, mas eu consegui me adaptar, comprei um terreno aqui em Portugal, onde consegui treinar os meus 50m, novamente, porque antes estava treinando em um apartamento, que era só 5m, então estava muito complicado. Espero que o que eu venho treinando aqui eu consiga colocar em prática nos Jogos Paralímpicos e, se Deus quiser, a gente chegar em um grande resultado para o nosso Brasil.”
Jovane Guissone – Esgrima em Cadeira de Rodas
Foto: Alê Cabral / CPB
“Então chegou a hora. Eu espero que todos que classificaram estejam 100% para nós irmos para os Jogos Paralímpicos e buscar o melhor resultado. Eu quero agradecer ao Comitê Paralímpico Brasileiro e ao Mizael Conrado, obrigado mesmo, porque conquistar uma vaga não é fácil. Se a gente conquistou essa vaga, a gente já é campeão. Então, vamos em busca de medalhas. Eu estou ansioso e garanto que todos vocês também estão ansiosos para essa paralimpíada. Então, vamos lá, falta pouco e vamos buscar nossas medalhas!”
Josiane Lima – Remo
Foto: Daniel Zappe / EXEMPLUS / CPB
“Estava aguardando com muita expectativa já desde 2020 essa convocação para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Muito feliz com essa realização com a minha nomeação e essa convocação especialmente por ser minha quarta paralimpíada. A expectativa é enorme lá na competição. A gente está muito bem ranqueado e na briga direta por medalha, no dia da final, vai ser emocionante. Desejo a todos os atletas uma boa competição uma realização enorme para nós podermos ser nomeados. Quero desejar para todos felicidades, boa competição, bons treinos. Vamos em frente, estamos quase lá, daqui a pouco embarcamos para o Japão a delegação toda.”
Lauro Chaman – Ciclismo
Foto: Saulo Cruz / EXEMPLUS / CPB
“Muito obrigado por essa convocação, estou muito feliz e muito grato pela oportunidade de estar representando o nosso país nos Jogos Paralímpicos. Muito feliz também que hoje o ciclismo vem com 5 vagas, é a nossa maior delegação em Jogos Paralímpicos e esperamos estar cada vez melhores e com mais vagas nos Jogos. Muito obrigado a todos, que Deus abençoe a todos, não só do ciclismo, mas de todas as modalidades que vão estar lá representando o Brasil em Tóquio. Conto com a torcida de todos em todas as modalidades!”
Leomon Moreno – Goalball
Foto: Alê Cabral / CPB
“Estou muito feliz por essa convocação para a minha terceira participação em Jogos Paralímpicos que vai ser essa de Tóquio 2020 e com fé em Deus, vamos estar lá, lutando por todos os brasileiros para buscar esse ouro.”
Maciel Santos – Bocha
Foto: Alê Cabral / CPB
“Estou aqui me preparando, com expectativa total para mais um Jogos Paralímpicos, o terceiro de minha carreira esportiva como atleta da bocha. A expectativa e preparação são muito grandes para que possamos fazer um dos melhores Jogos da história do nosso país. Estamos trabalhando com a ansiedade de mais um anúncio. Vamos lá, Brasil!”
Mariana D’Andrea- Halterofilismo
Foto: Ivo Felipe / CPB
“Eu estou muito feliz com a minha segunda participação em Jogos Paralímpicos, conto com a torcida de todos vocês e rumo a Tóquio.”
Nathalie Filomena – Vôlei Sentado
Foto: Alê Cabral / CPB
“Hoje eu estou aqui muito feliz, porque vou para a minha terceira participação em Jogos Paralímpicos e vim chamar todo mundo para torcer por nós, pelo vôlei sentado.”
Petrucio Ferreira – Atletismo
Foto: Marcello Zambrana / EXEMPLUS / CPB
“Estou muito feliz com mais essa convocação para representar o meu país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A ansiedade está enorme, mas, enquanto os Jogos não chegam, estou aqui focado no meu treinamento, no meu dia a dia, para buscar dar o meu melhor e representar o meu país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.”
Ricardo Alves (Ricardinho) – Futebol de 5
Foto: Márcio Rodrigues / MPIX / CPB
“Estou convocado, graças a Deus, para mais uma participação paralímpica. Agradeço a torcida de todos vocês e vamos juntos para Tóquio, em busca de mais uma medalha de ouro.”
Rodolpho Riskalla – Hipismo
Foto: Marcello Zambrana / EXEMPLUS / CPB
“Eu estou super contente de fazer parte da delegação brasileira, de novo, esse ano, em Tóquio. A gente está nessa expectativa agora, faz mais de um ano esperando para ir, mas agora vai dar certo. Preparar cada vez mais para tentar trazer esse ouro para o Brasil.”
Vitor Tavares – Parabadminton
Foto: Washington Alves / EXEMPLUS / CPB
“Minha expectativa é muito boa para os Jogos, venho fazendo um trabalho muito pesado, bem focado no nosso objetivo que é dar o nosso melhor lá e trazer o melhor resultado para o Brasil também. Meus patrocinadores e minha equipe multidisciplinar estão me ajudando bastante nisso, a gente está sempre analisando jogos, vendo as melhores possibilidades para melhorar. A gente vai trazer o melhor resultado possível, com certeza. É muito bom estar na estreia do parabadminton nos Jogos Paralímpicos, porque a gente vê que nessa primeira edição já tem representante brasileiro e isso já abre caminho para a gente trazer mais atletas para praticar o esporte e, quem sabe, classificar mais atletas para o próximo ciclo, em Paris 2024. Quem sabe a gente tem mais atletas e cada vez a gente vai evoluindo e crescendo. Espero que todo mundo esteja na torcida por nós em Tóquio e eu tenho certeza de que o Brasil vai dar o seu melhor e trazer o melhor resultado possível.”
Patrocínios
As modalidades atletismo, bocha, natação, futebol de 5, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, tiro esportivo e vôlei sentado são patrocinadas pelas Loterias Caixa.
A delegação brasileira também conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
O paratletismo tem patrocínio da Braskem.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alana Maldonado, Bruna Alexandre, Débora Menezes, Jane Karla, Jovane Guissone, Lauro Chaman, Mariana D’Andrea, Petrucio Ferreira, Rodolpho Riskalla e Vitor Tavares são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 69 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Alana Maldonado, Alexandre Galgani, Bruna Alexandre, Daniel Dias, Edênia Garcia, Lauro Chaman, Maciel Santos, Mariana D’Andrea, são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)