Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Confira 5 livros com histórias de pessoas com deficiência para ler na quarentena

Montagem com as capas dos livros Por um sentido na vida, Para-heróis, Como eu era antes de você, Adorável heroína e a Saga de um campeão

Uma alternativa para se distrair durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 é ler boas histórias. Para aumentar ainda mais o seu acervo de incríveis histórias de atletas paralímpicos e pessoas com deficiência, separamos cinco obras literárias que vão te conquistar emocionar. Confira:


– Para-heróis (Joanna de Assis)

Capa do livro Para-heróis: sobre o fundo amarelo, em primeiro plano, ocupando todo lado direito da capa, há a silhueta de um homem que não tem as pernas. Ele usa duas próteses do joelho para baixo. A perna direita está levantada e ele está com o braço erquido e com o dedo apontando para diagonal direita. No centro, o título do livro "Para-heróis" com letras pretas sendo que as últimas letras da palavra heróis estão em rosa sobrepondo a silhueta do atleta.

Nesta obra lançada em 2014, a jornalista Joanna de Assis narra a história de 10 grandes nomes do Movimento Paralímpico brasileiro. As páginas deste livro trazem detalhes das trajetórias dos velocistas Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina e Ádria Santos, da lançadora Rosinha dos Santos, dos nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias, do judoca Antônio Tenório, do jogador de bocha Dirceu Pinto, do esgrimista Jovane Guissone e do jogador de futebol de 5 Mizael Conrado, atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.


– Por um sentido na vida (Amy Purdy)

Capa do livro Por um sentido na vida: fundo cinza escuro com o título em branco na parte superior. Ao centro, Amy Purdy, mulher caucasiana com cabelos curtos e loiros, magra, está de perfil. Ela está nua, usando somente as próteses de perna pretas. A perna direita está dobrada com o pé em posição de ponta para dança, enquanto inclina o tronco sobre esta perna e apoia no chão com a mão esqueda. O braço direito está esticado na direção do quadril e a perna esquerda está para trás com o pé em ponta. Ela olha para a frente.

A americana Amy Purdy conta nesta bibliografia sua trajetória. Aos 19 anos, ela teve que amputar as pernas abaixo dos joelhos devido a uma meningite bacteriana. Amy é atleta do snowboard adaptado e possui no currículo uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de inverno de Sochi 2014, além de ser tricampeã da Copa do Mundo. Ela também é modelo e dançarina, participou do programa "Dancing with stars", nos Estados Unidos, e da abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.


– A saga de um campeão (Lars Grael)

Capa do livro A Saga de Um Campeão: foto do velejador brasileiro Lars Grael, com pele bronzeada e cabelos pretos e curtos. Ele está sorrindo sentado em um barco branco, com uma vela também branca e bandeira do Brasil. Ele veste camiseta branca com uma listra azul na cava. Lars está erguendo o braço esquerdo em comemoração. Ao centro, o título "A saga de um campeão" em laranja com a palavra campeão em amarelo na segunda linha em tamanho maior. Ao fundo, vê-se o mar azul.

Neste livro, o velejador brasileiro Lars Grael, que conquistou dois bronzes na classe tornado em Jogos Olímpicos (Seul 1988 e Atlanta 1996) conta sua trajetória no esporte. A obra foi publicada apenas três anos depois que Lars foi atropelado por uma lancha enquanto competia, acidente que o fez perder a perna direita.

CONFIRA TAMBÉM
– Veja 5 filmes para assistir e conhecer atletas do esporte paralímpico nacional e internacional
– Confira 5 perfis de atletas paralímpicos para você seguir no Instagram


– Adorável heroína (Michael Hingson e Susy Flory)

 

Capa do livro Adorável Heroína: uma foto de um cão da raça labrador em destaque e um homem, que é visto do pescoço para baixo, atrás dele o abraçando, em uma rua de paralelepípedo. O cão, que tem pelos cor caramelo, está com a boca aberta e olha fixamente para frente e usa coleira peitoral na cor marrom. O homem usa um macacão do corpo de bombeiros preto com faixa sinalizadoras. Ao centro, o título "Adorável heroína" em letras brancas.

Palestrante internacional e considerado autor best-seller do New York Times, Michael Hingson relata como saiu do 78º andar da Torre Norte do World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Cego de nascença e acompanhado por sua cão-guia Roselle, ele também ajudou outras pessoas a descerem as escadas do prédio que estava prestes a desmoronar. No livro, ele também conta como foi crescer com deficiência visual e sobre a sua relação com cães-guias.


– Como eu era antes de você (Jojo Moyes)

Capa do livro Como Eu Era Antes de Você: fundo bege com pequenas estrelas douradas. Na parte inferior, uma grande faixa preta com algumas pequenas flores brancas e rosas. Sua extremidade superior é formada pela silhueta de um terreno com pequenas folhas e gramíneas. Sobre ela, há uma folha rosa com formato de meio círculo também com silhuetas de gramíneas na borda. Na frente desta forma sobre o chão, há a silhueta de uma mulher também em preto. Ela usa vestido e tem cabelos longos, está de perfil em pé voltada para direita com as pernas afastadas e os braços levantados à frente. Próximo as mãos dela, há a silhueta de um pássaro voando. Na parte superior, o título "Como Eu Era Antes de Você", tendo as palavras eu e você em letra cursiva rosa e o restante em letras pretas.

Neste romance, a jornalista e escritora premiada Jojo Moyes conta a história da jovem Luisa Clark que se tornou cuidadora de Will Traynor, ex-atleta que havia ficado tetraplégico recentemente após um acidente de moto. A protagonista tem a missão de animá-lo e mostrar que a vida ainda vale a pena. O livro, publicado no Brasil em 2013, foi líder de vendas no país e também ganhou sua versão cinematográfica três anos depois e que está disponível atualmente na Netflix (com o nome Me Before You, em inglês). 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery