Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Comitê Paralímpico Internacional anuncia escalada como nova modalidade para os Jogos de Los Angeles 2028

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, do inglês) aprovou a proposta do Comitê Organizador dos Jogos de Los Angeles para incluir a escalada paralímpica no programa esportivo da edição de 2028 do megaevento.

Com isso, os Jogos nos Estados Unidos contarão com 23 modalidades – as 22 que foram inicialmente aprovadas pelo IPC em janeiro de 2023 e a escalada paralímpica, que fará sua estreia em 2028.

Em janeiro de 2022 , foi aberto um processo de candidaturas para as Federações Internacionais interessadas em participar dos Jogos de Los Angeles, que levou a apresentação de um número recorde de 33 propostas.

Após um extenso processo de avaliação, o IPC aprovou 22 delas em janeiro de 2023 e concedeu ao Comitê Organizador a possibilidade de incluir a escalada paralímpica ou o surf paralímpico, desde que os critérios do Conselho de Administração do IPC fossem obedecidos e a proposta aprovada pelo colegiado.

Desde então, o Comitê Organizador conduziu um processo de avaliação minucioso que incluiu consulta às Federações Internacionais e ao IPC para coletar as informações necessárias para chegar a uma proposta final. Foram consideradas a popularidade global e doméstica, a universalidade em eventos internacionais importantes, bem como o custo e a complexidade da modalidade pré-selecionada.

Andrew Parsons, presidente do IPC, disse: “A escalada paralímpica será o quinto novo esporte no programa paralímpico nos últimos 12 anos, o que confirma o desejo do IPC de manter os Jogos Paralímpicos renovados e como uma vitrine da diversidade do Movimento Paralímpico. Agradeço ao Comitê Organizador de Los Angeles 2028 por propor a modalidade, fazendo deles o primeiro comitê organizador na história a propor uma modalidade adicional ao programa esportivo paralímpico”.

Marco Scolaris, presidente da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC, do inglês), disse: “Obrigado ao IPC por nos acolher como parte da família paralímpica, mas os agradecimentos também devem ir ao Comitê Organizador por acreditar em nosso esporte e fazer história para ambos. Ao propor a escalada como um esporte adicional, eles nos deram mais uma oportunidade de cumprir nosso propósito – tornar o mundo um lugar melhor através da escalada”.

A IFSC tem sediado competições de escalada paralímpica desde 2006. Hoje, atletas de 27 diferentes nações competem regularmente na modalidade, que apresenta um circuito anual de competições, incluindo eventos da Copa do Mundo, bem como Campeonatos Mundiais de escalada paralímpica bienais que ocorrem juntamente com os Campeonatos Mundiais de Escalada da IFSC. A IFSC é uma Federação Internacional Reconhecida pelo IPC desde 2017.

No Rio 2016, a canoagem e o triatlo foram incluídos no programa esportivo dos Jogos Paralímpicos pela primeira vez, enquanto em Tóquio 2020, o badminton e o taekwondo fizeram suas estreias paralímpicas.

Além da escalada paralímpica, A cidade norte-americana receberá disputas dos seguintes esportes: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo. Todas essas 22 modalidades estarão nos Jogos de Paris 2024.

*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery