Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Comitê Paralímpico Brasileiro participa de Congresso Nacional de Medicina do Exercício e do Esporte

Profissionais da área da saúde do Comitê Paralímpico Brasileiro durante congresso em Porto Alegre | Foto: Divulgação/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) participou do 35° Congresso Nacional de Medicina do Exercício e do Esporte, em Porto Alegre, de 6 a 9 de setembro.

O CPB foi representado por 14 profissionais de sua equipe multidisciplinar de saúde, formada por médicos e especialistas em áreas como psicologia, nutrição e fisioterapia, e da equipe de Ciência do Esporte.

A participação do CPB no congresso é resultado de parceria firmada em 2022 entre a Academia Paralímpica Brasileira, responsável por fomentar a produção científica voltada ao esporte paralímpico, e a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. O convênio tem o objetivo de investir em conjunto na divulgação de informações, produção de conhecimento e formação de profissionais.

A equipe do CPB organizou mesas redondas e realizou palestras sobre esporte paralímpico, tratando de temas como avaliação do atleta pela equipe multidisciplinar, classificação funcional, jet lag durante viagens internacionais, traumas oculares e saúde feminina.

Além disso, foi realizada durante o evento uma exposição sobre as modalidades do o esporte paralímpico, permitindo que participantes conhecessem materiais usados no esporte adaptado, incluindo bolas de futebol de cegos e goalball. Por fim, o atleta gaúcho Jovane Guissone fez uma apresentação sobre a esgrima em cadeira de rodas junto à sua comissão técnica.

“É muito importante para o Comitê Paralímpico Brasileiro estar em um congresso como este, com médicos do Brasil todo. Quanto mais conseguirmos aproximar o esporte paralímpico desses profissionais, melhor será o suporte recebido pelos atletas no Centro de Treinamento Paralímpico e em nossos Centros de Referência”, afirmou João Paulo Casteleti, gerente de Educação e Ciência do CPB. “A área da saúde dialoga muito com o esporte e, no Movimento Paralímpico, ainda mais, por conta da classificação funcional dos atletas”, completouPara os próximos meses, a Academia Paralímpica Brasileira planeja a realização de simpósios regionais semestrais com debates sobre o esporte paralímpico. Em 2024, entre os meses de outubro e novembro, deverá ocorrer o 8º Congresso Paradesportivo Internacional.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery