Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Comitê Paralímpico Brasileiro faz acordo com Troyes para sede da aclimatação para Paris 2024

O presidente do CPB, Mizael Conrado (ao centro), posa para foto com dirigentes franceses durante celebração do contrato com a cidade de Troyes | Foto: Ale Cabral / CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) assinou um acordo nesta sexta-feira, 7, em que fará a sua aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na cidade de Troyes, na França, a 160km da capital francesa. O acordo foi assinado durante visita do presidente do CPB, Mizael Conrado, ao Centre Sporttif de L’Aube Troyes, espaço onde os atletas do Brasil ficarão hospedados antes do megaevento paralímpico.

A celebração do contrato contou com a presença de membros da diretoria do CPB, como o diretor de Esportes de Alto Rendimento, Jonas Freire, e autoridades francesas, como o presidente do departamento de Aube, região onde está localizada a cidade de Troyes, Philippe Pichery.

Desde o ano passado, integrantes do CPB visitam a cidade para verificar instalações e condições de treinamento, alimentação e acomodações. Nesta viagem, a diretoria do CPB também estava acompanhada de coordenadores de diversas modalidades, que também fizeram suas avaliações e puderam constatar as condições oferecidas.

O complexo conta com pista de atletismo indoor e ao ar livre, salas de musculação, piscina, campo de futebol com grama sintética, ginásios com quadra poliesportiva, quadra de tênis coberta e ao ar livre, salas de lutas, campos de tiros, auditórios, cozinha, restaurantes, lavanderia, e até uma base náutica a 15 minutos de distância para as modalidades que utilizam embarcações. Todo o espaço oferece acessibilidade em quartos, vestiários, equipamentos esportivos e áreas de estacionamento.

Presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos em Atenas, 2004, e Pequim, 2008, Mizael Conrado disse que a delegação brasileira visitou outras cidades até escolher onde seria realizada a etapa final de preparação e está satisfeita com sua escolha. “Estamos muito felizes aqui. Pela maneira como fomos recebidos por toda a equipe local. Podem ter certeza, no nosso coração, Troyes  é um pedacinho do Brasil”, discursou durante o acordo.

Segundo o presidente do CPB, a última etapa de preparação tem efeito no desempenho dos atletas é fundamental para o sucesso durante os Jogos Paralímpicos.

Para Mizael, os Jogos de Paris terão um significado especial, por serem os primeiros após a pandemia da Covid-19. “Depois da crise que passamos, talvez a maior de nossa história, creio que valorizamos muito mais a confraternização, a possibilidade de nos reunirmos em uma celebração da magnitude que nos proporcionam os Jogos Paralímpicos”, completou.

O francês Philippe Pichery reconheceu a importância do esporte paralímpico brasileiro e disse estar orgulhoso pela escolha de sua cidade como sede da última etapa de preparação da equipe. “Acredito que, durante esses últimos dias, foi possível mostrar o quanto nós nos preparamos e colocamos em ação medidas para receber da melhor forma possível a delegação paralímpica brasileira”, afirmou.

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o Brasil fez sua melhor campanha com 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, que lhe rendeu a sétima posição na classificação do quadro de medalhas do megaevento (atrás de China, Grã-Bretanha, Comitê Paralímpico Russo, EUA, Holanda e Ucrânia).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery