Esta será a primeira vez que o evento terá modalidades paralímpicas, que serão: atletismo, judô e natação. A convocação da equipe nacional, que representará o Brasil nestas disputas, foi feita pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) no último dia 20 de abril. Foram convocados 12 alunos-atletas do atletismo, 12 da natação e três do judô. Confira a convocação completa aqui.
Os alunos-atletas, com idade entre 16 e 18 anos, foram selecionados pelas respectivas coordenações das modalidades de acordo com os resultados de competições chanceladas pelo CPB. Além disso, os atletas também estão matriculados em instituições de ensino.
Dentre os convocados, está o velocista Gabriel Guimarães, da classe T12 (para atletas com deficiência visual), que iniciou a sua vida esportiva na Escola Paralímpica de Esportes do CPB, projeto gratuito de iniciação esportiva para crianças e jovens do Comitê. A Escolinha está com vagas abertas e as inscrições podem ser feitas neste link.
Além dele, outro destaque brasileiro é a sergipana Luciele Santos, 16, que acabou de quebrar o recorde nacional no arremesso de peso da classe T20 (para atletas com deficiência intelectual). No Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo, realizado entre os dias 5 e 7 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, ela atingiu a marca de 11,9 m e superou os 10,91 m registrados por Vanessa Alves, também na capital paulista, no último mês de abril.
“A minha expectativa é a melhor possível porque tenho treinando muito. E, depois de ter conseguido bater o recorde brasileiro, a minha confiança está ainda maior”, disse Luciele.
A Gymnasiade será a segunda competição internacional de Luciele. No Mundial de Jovens de 2019, disputado na Suíça, a sergipana foi medalha de prata na mesma prova.
Antes de ir para a França, Luciele ainda passou por uma semana de avaliações no Centro de Treinamento Paralímpico, assim como Luiz Antônio Bezerra, 18, da classe F43 (para atletas com deficiência nos membros inferiores). Além do arremesso de peso, ele também vai disputar o lançamento de disco.
Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
O atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e Braskem.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro