Além deles, outras três canoístas que estão no Canadá também representaram o Brasil na capital japonesa: Adriana Azevedo, Débora Benevides e Mari Santilli. Igor Tofalini é o único atleta da delegação em Halifax que não disputou a última edição dos Jogos Paralímpicos.
“Estou feliz e numa expectativa grande. Treinei muito para estar aqui, no Canadá, e ter um bom desempenho no Mundial”, disse a sul-mato-grossense Débora Benevides, que vai disputar na categoria VL2 (para atletas que usam tronco e braços na remada). Ela tem má-formação nos membros inferiores, que causa atrofia nas pernas.
Depois de anos no caiaque, a paranaense Mari Santilli vai estrear na canoa durante o Mundial e disputará provas em duas categorias: KL3 (caiaque) e VL3 (canoa). Em ambas, os atletas podem usar braços, tronco e pernas na remada. A curitibana sofreu um acidente de moto em 2006, ocasião em que teve a perna esquerda amputada. “Estou preparada porque treinei bastante. E, quando estamos preperados, tudo dá certo”, destacou Mari.
Confira a lista completa dos atletas brasileiros que disputarão o Mundial de canoagem paralímpica:
Giovane Vieira de Paula – VL3
Fernando Rufino – VL2
Luis Carlos Cardoso – KL1
Igor Tofalini – VL2
Mari Santilli – KL3 e VL3
Débora Benevides – VL2
Adriana Azevedo – KL1
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Fernando Rufino, Giovane Vieira de Paula, Luis Carlos Cardoso, Igor Tofalini e Mari Santilli são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)