O Mundial de Paraciclismo de Pista reunirá mais de 170 atletas de 22 a 25 de março, no Rio de Janeiro. Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 foram um sucesso de público, principalmente porque muitas pessoas tiveram contato pela primeira vez com alguns dos esportes. E quem acompanhou e vibrou com as provas de paraciclismo, terá mais uma oportunidade de reviver as emoções dos Jogos no Mundial que será realizado no mesmo palco, o Velódromo do Parque Olímpico da Barra. Os portões do local serão abertos às 9h e a entrada é totalmente gratuita.
“Não temos dúvidas de que o nível de organização e, é claro, de emoção vai ser os mesmos. O público que comparecer ao Velódromo poderá vibrar muito com a equipe brasileira e também com os grandes astros do esporte como os medalhistas australianos Alistair Donohoe e David Nicholas, o americano Joseph Berenyi, o sueco Jorgen Gustafsson, a holandesa Alyda Norbruis e, é claro, o brasileiro Lauro Chaman”, disse Edilson Rocha, o Tubiba, organizador da competição.
Mais de 170 atletas (quase 240 contando com os pilotos da categoria tandem) de 30 países irão disputar as 114 medalhas da competição. O Mundial de Paraciclismo de Pista é dividido em seis categorias, sendo uma para baixa visão e cegos (Tandem) e outras cinco para diferentes graus de deficiência físico-motoras e amputados (C1 a C5), no masculino e no feminino. Além disso, há uma prova em que paratletas de diferentes classes formam uma equipe.
A delegação brasileira, com 11 atletas, está entre as maiores do Mundial ocupando, mais especificamente, a oitava colocação em tamanho. As maiores são da Grã-Bretanha com 22 competidores, Estados Unidos com 18, Austrália com 16, Rússia com 14, Irlanda com 13, China e e Espanha com 12 cada, Malásia com 10 e Argentina, Holanda e Nova Zelândia, todas com 9, fechando o top 10.
O Mundial de Paraciclismo de Pista Rio 2018, o único da modalidade a ser disputado no Brasil, ganha ainda mais importância por ser a primeira grande competição a contar pontos para o ranking que selecionará os participantes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O Paraciclismo é o terceiro esporte que mais distribui medalhas em Jogos Paralímpicos, atrás apenas do Atletismo e da Natação.
Serviço: Mundial de Paraciclismo de Pista
Onde: Velódromo do Parque Olímpico da Barra
Quando: De 22 a 25 de março
Horários de Competições: Sessão manhã: 10h e Sessão tarde: 15h
*Portões abertos: a partir das 9h
Entrada principal do Parque Olímpico da Barra – Portão s/n Av. Embaixador Abelardo Bueno
Sugerimos uso de transporte público: BRT
Mais informações: http://www.2018uciparatrack.com/pt
Com informações da Organização Mundial de Ciclismo
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)