Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Colombiano comanda time paranaense no Brasileiro de rúgbi em CR; SporTV 2 transmite final na quarta, 17

Colombiano Mauricio Orozco segura a bola enquanto é marcado por adversários | Foto: Ale Cabral/CPB
O Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas começou na manhã desta segunda-feira, 15, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, oito jogos foram realizados na arena multiuso e na quadra da modalidade: quatro válidos pela Primeira Divisão e os outros quatro aconteceram pela Segunda. 

A competição ocorrerá até quarta-feira, 17, no CT Paralímpico. Nesta data, as semifinais e a disputa pelo terceiro lugar da Primeira Divisão serão transmitidas pelo Facebook e o YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a partir das 9h. Já a decisão do título terá transmissão do SporTV 2, a partir das 18h. 

Em uma das partidas da elite desta segunda-feira, a equipe Gladiadores, de Curitiba (PR), derrotou o time Gigantes, de Campinas (SP), por 58 a 47. Esse jogo registrou as presenças da única técnica na competição, Ana Ramkrapes, do atleta mais jovem do Brasileiro, Thalys Jucá Silva, 20, ambos da equipe paulista; e do único estrangeiro no torneio, Jhon Mauricio Orozco, 37, do clube paranaense. 

Colombiano de Bogotá, Mauricio perdeu as duas pernas e o braço direito aos 12 anos. Ele estava brincando em cima de um trem, quando caiu e foi atropelado pelo transporte. Antes de conhecer o rúgbi, em 2015, ele praticou o basquete em cadeira de rodas por uma década. Hoje, por causa do esporte, ele divide seu tempo entre Curitiba e a capital colombiana. 

“O Brasil é um país muito bonito. Não esperava encontrar um Centro de Treinamento tão bem estruturado. É um espaço que agrega muito para os atletas. Estou apaixonado pelo local”, disse o colombiano, que foi medalhista de bronze no Parapan-Americano de Lima 2019, em uma disputa contra o Brasil. 

Em março deste ano, a Seleção Brasileira se “vingou” da Colômbia ao conquistar o bronze na Copa América da modalidade, na casa dos rivais, e se classificar, de maneira inédita, para o Mundial de rúgbi em cadeira de rodas, que será disputado em outubro, na Dinamarca. 

“Desde que comecei no rúgbi, há essa rivalidade entre Brasil e Colômbia, mas ela só fica em quadra. Tenho muitos amigos brasileiros e acredito que os dois países têm crescido juntos na modalidade, justamente, por causa desta troca de experiências entre os jogadores das duas nações. Hoje, vejo que o Campeonato Brasileiro tem muitos times fortes”, afirmou Mauricio, que foi um dos principais atletas na vitória de sua equipe na segunda rodada do torneio. Na estreia, o time paranaense foi superado pelo Minas por 51 a 48. 

Técnico do colombiano no Gladiadores, Marcelo Kamarowski elogiou o atleta e também enalteceu o intercâmbio entre Brasil e Colômbia. “Assim como alguns brasileiros já jogaram fora do país, a vinda do Mauricio alavanca o desenvolvimento técnico do rúgbi em cadeira de rodas aqui. Isso é ótimo para o nosso esporte. Ele acrescentou muito para o nosso time. É forte, ataca e defende com qualidade. Houve um acréscimo técnico e tático na equipe”, avaliou o treinador. 

Na divisão principal, os clubes estão divididos em dois grupos. A chave A é formada por Santer/RJ, atual campeão do torneio, Ronins/SP e BSB/DF. Já a B tem Minas/MG, Gigantes/SP e Gladiadores/PR. Os campeões de cada grupo avançarão diretamente para as semifinais. Já os segundos e terceiros de cada chave duelarão pelas outras duas vagas. 

Confira a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas – 1ª Divisão:

Segunda-feira, 15 de agosto
MINAS 51 X 48 GLADIADORES
SANTER 60 X 38 BSB
GLADIADORES 58 X 47 GIGANTES
BSB 44 X 49 RONINS

Terça-feira, 16 de agosto
9h  – MINAS X GIGANTES
11h – SANTER X RONINS
15h30 – 2° GRUPO B X 3° GRUPO A (jogo 7)
17h30 – 2° GRUPO A X 3° GRUPO B (jogo 8)

Quarta-feira, 17 de agosto
9h  – SEMIFINAL –  1° GRUPO A X GANHADOR JOGO 7 (jogo 9)
11h – SEMIFINAL – 1° GRUPO B X GANHADOR JOGO 8 (jogo 10)
14h – DISPUTA 5° LUGAR – PERDEDOR JOGO 7 X PERDEDOR JOGO 8
16h – DISPUTA 3° LUGAR – PERDEDOR JOGO 9 X PERDEDOR JOGO 10

FINAL
18h05 – DISPUTA 1° LUGAR – GANHADOR JOGO 9 X GANHADOR JOGO 10

Patrocínio
O rúgbi em cadeira de rodas é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery