Cidade do interior do Espírito Santo, com cerca de 120 mil habitantes, Colatina será a sede fora de São Paulo que deve receber a maior quantidade de crianças com e sem deficiência no Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que acontecerá no próximo sábado, 24, das 8h30 às 12h, em 105 localidades nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário online neste link.
O evento, que é organizado pelo CPB desde 2018, proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.
Até esta quarta-feira, 21, o núcleo da Associação Colatinense de e para Pessoa com Deficiência Visual (ACDV) já tinha 793 inscritos para as atividades de vôlei sentado, atletismo e bocha, as três modalidades que serão apresentadas naquele local no dia do evento.
No ano passado, o mesmo cenário já havia se repetido. A cidade capixaba também foi o núcleo com o maior número de participantes fora do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e atendeu 259 crianças e adolescentes durante o Festival.
O Centro de Referência do CPB em Goiânia é o segundo núcleo do projeto com a maior quantidade de inscritos até o momento, com 334 participantes.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Joinville (SC), com 296, Petrópolis (RJ), com 215, e Marabá (207), também aparecem entre as cidades com as maiores adesões de crianças com e sem deficiência para o evento do próximo sábado.
Já o CT Paralímpico, em São Paulo, novamente será o espaço que deve acolher o maior número de participantes. No ano passado, o local contou com a presença de 600 crianças e adolescentes. Em 2022, são esperados quase 1 mil inscritos.
No CT Paralímpico, serão apresentadas as modalidades de atletismo, vôlei sentado e badminton no dia do Festival.
O Festival ocorre em setembro em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).
Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.
Serviço
Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Modalidades: três modalidades paralímpicas por sede
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br
Patrocínios
O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro