A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo será sede nesta quarta-feira, 30, da segunda edição do prêmio Sou do Esporte. Única premiação na América Latina destinada às confederações esportivas e Comitês com melhores práticas de governança, a cerimônia é uma iniciativa da rede Sou do Esporte (SDE), uma associação sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento do esporte brasileiro. O estudo foi reconhecido recentemente pela organização dinamarquesa Play the Game, que atua na promoção da democracia, transparência e liberdade de expressão nos desportos. Entre os premiados de 2016 está o nadador e multimedalhista paralímpico Clodoaldo Silva.
“Clodoaldo é um ícone de todos os valores do esporte. Uma pessoa que representa o movimento paralímpico com honra e com muitas vitórias. Uma pessoa do bem, um atleta unânime. Esses são os valores que fazem a Sou do Esporte homenageá-lo. Fico orgulhosa de fazer um pequeno gesto perto da imensidão que o Clodoaldo representa para o desporto paralímpico e para a sociedade brasileira”, diz Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte.
Clodoaldo Silva aposentou-se das piscinas em setembro, após a disputa dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em que conquistou a medalha de prata como parte da equipe do revezamento 4x50m livre misto 20pts (ao lado de Joana Neves, Susana Schnarndorf e do maior medalhista paralímpico do esporte brasileiro, Daniel Dias).
O evento deste ano traz como grande novidade a publicação do primeiro anuário brasileiro integralmente dedicado ao esporte e suas inúmeras formas de interação social. O anuário apresenta ideias, sugestões e experiências de mais de 40 formadores de opinião, expoentes do mundo esportivo, que contribuem para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Entre eles, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o nadador e homenageado Clodoaldo Silva e patrocinadores do esporte paralímpico. O CPB será representado no Prêmio pela diretora de marketing, Ana Bacellar.
“Pensamos e nos esforçamos em produzir uma publicação que realmente abrisse um diálogo transparente com a sociedade para avançar no modelo esportivo brasileiro, que já não pode mais ser pensado como um segmento isolado. Com certeza será uma fonte de informação valiosa para o esporte, que interage e influi em questões que vão desde a inclusão social, educação, entretenimento, alto rendimento, violência, doping, entre outros temas que precisam ser tratados numa ‘mesma mesa’, de forma transparente e dando voz a pessoas que realmente atuam nessa área”, afirma Fabiana Bentes.
Criado no ano passado, o Prêmio Sou do Esporte avalia as melhores práticas de governança a partir de 110 atributos, abalizados nos seguintes indicadores: Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Integridade Institucional e Modernidade. Em 2015, o presidente do CPB, Andrew Parsons, recebeu o prêmio como “Gestor esportivo do ano”.
“A exemplo do que já ocorre na Europa e América do Norte, as confederações esportivas brasileiras vêm buscando maior eficiência na gestão, adotando modelos de governança mais eficazes que, consequentemente, se refletem na potencialização do esporte de alto rendimento com o desenvolvimento da base, na atratividade aos patrocinadores, e no aumento da confiança e reputação destas confederações”, diz Fabiana.
Em um dia totalmente dedicado ao esporte, o auditório da ESPM-SP terá uma programação com palestras de nomes expoentes do esporte brasileiro e com destaque para o movimento paralímpico. Mais informações pelo site http://www.soudoesporte.com.br/.
Credenciamento da imprensa:
soudoesporte@soudoesporte.com.br
Evento fechado para convidados.
Confira a Programação:
ESPM- SP – Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, SP – Auditório