Já classificados para os Jogos Paralímpicos Rio-2016, os halterofilistas Bruno Carra e Evânio Rodrigues darão sequência à preparação para a maior competição desta temporada entre os dias 1 e 3 de abril, em Brasília (DF), na fase regional Centro-Leste do Circuito Caixa Loterias. Além de halterofilismo, natação e atletismo também terão disputas na capital federal. Ao todo, estarão em Brasília 558 competidores.
Sexto melhor colocado do planeta na categoria até 54kg, o anão Bruno Carra, de 27 anos, assegurou vaga nos Jogos Paralímpicos Rio-2016 após erguer 161kg na etapa da Copa do Mundo de Kuala Lumpur, Malásia. Ele acredita que possa dar o salto necessário para superar seus adversários no Rio-2016.
“Eu estou bem próximo aos meus rivais. O meu primeiro objetivo era a classificação. Agora que ela veio, vou brigar por medalha no Rio. Meu treinador sempre está fazendo uma avaliação. O Circuito não terá o nível de estresse da Malásia, mas será importante para vermos se estamos no caminho correto”, concluiu o recordista brasileiro e das Américas.
Há seis anos no halterofilismo, Evânio Rodrigues, 32, sofre de encurtamento na perna direita, sequela de poliomielite. Ele também está confirmado nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, mas em uma classe mais pesada do que a de Bruno: até 88kg. A vaga veio após levantar 200kg no Mundial de Dubai, Emirados Árabes Unidos, em abril de 2014.
“Essa vaga foi conquistada com uma marca que fiz em 2014, e isso me deixa muito entusiasmado. Agora é correr contra o tempo para ganhar peso e fazer um bom papel nas Paralimpíadas”, disse o atleta, que havia tentado descer para a categoria até 80kg e tenta, agora, se readaptar.
Esta será a quarta e última regional do mais importante evento paradesportivo do Brasil. Até o momento, já foram disputadas as fases regionais Rio-Sul, em Curitiba, em fevereiro; Norte-Nordeste, em Recife, em março; e a etapa de São Paulo, também em março. Todos os classificados nas competições por região poderão se inscrever para as três fases nacionais, que serão disputadas em junho, julho e novembro, em São Paulo.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.
As equipes de halterofilismo e de natação têm patrocínio da Caixa Loterias.
Serviço
Circuito Caixa Loterias – etapa Centro/Leste
Halterofilismo
Data: 1 a 3 de abril
Local: Centro de Capacitação Física (CECAF) – Setor Policial Sul QD 4, Lt 5
Horário: Sexta e sábado, das 8h às 10h e das 16h às 18h, e domingo, das 10h às12h
Natação
Data: 2 e 3 de abril
Local: Centro de Capacitação Física (CECAF) – Setor Policial Sul QD 4, Lt 5
Horário: Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h
Atletismo
Data: 2 e 3 de abril
Local: Centro Integrado de Educação Física (CIEF) – SGAS 908 – Módulo 25/26 – Asa Sul
Horário: Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro no Circuito Caixa Loterias (imp@cpb.org.br)
Nádia Medeiros (nadia.medeiros@cpb.org.br) / 61 92662499)
Thiago Rizério (thiago.rizerio@cpb.org.br / 6192672935)
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / 61 81619271)