O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai transmitir ao vivo provas do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, neste final de semana, dias 29 e 30, a partir de seu canal no YouTube. As disputas, que abrem a temporada de 2025 das competições promovidas pelo CPB, vão começar a partir das 7h30 nos dois dias.
O evento reunirá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, 160 atletas de clubes de nove estados (AC, AM, MG, PE, PR, RJ, RN, SE e SP) e do Distrito Federal.
Dentre os participantes estão a paulista Mariana D’Andrea e a carioca Tayana Medeiros, campeãs dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, disputarão medalhas em suas categorias de peso (até 73kg e até 86kg, respectivamente). As duas competirão no domingo, 30, em prova marcada para às 7h30 e transmitida por meio do canal do Youtube do cPB neste link.
Além delas, as outras duas medalhistas paralímpicas de Paris também estarão no CT: a mineira Lara Lima, medalhista de bronze na categoria até 41kg e representante do Praia/CDDU/Futel-MG; compete no sábado, 29, a partir das 7h30 (link para transmissão aqui). Já a amazonense Maria de Fátima Castro, bronze na categoria até 67kg, da Adefa-AM, às 10h do mesmo dia em prova que poderá ser acompanhada aqui neste link.
“Este é um evento muito importante para mim. Vou buscar um bom desempenho neste início de temporada. A meta é chegar a uma marca bem próxima da minha melhor performance na minha categoria atual para continuar aumentando os pesos, porque quero me tornar bicampeã mundial”, disse a halterofilista bicampeã paralímpica (Tóquio 2020 e Paris 2024), que representa o clube Aesa/ITU-SP e tem baixa estatura.
Mariana ergueu 148kg para ser campeã paralímpica em Paris na categoria até 73kg, a mesma na qual competirá nesta etapa de abertura do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo. Antes, suportou 151kg para conquistar o Mundial de Dubai em 2023, à ocasião na categoria até 79kg.
Campeã paralímpica pela primeira vez no ano passado, Tayana também disse esperar começar 2025 com um bom resultado, que a impulsione na busca pelo pódio no Campeonato Mundial. “Estou treinando bem intensamente para esta primeira competição, que já vale qualificação para o Mundial. Quero obter um resultado forte, mas sei que ainda vou seguir evoluindo para chegar no meu melhor no Egito”, explicou Tayana. Ela se sagrou campeã nos Jogos de Paris 2024 na categoria até 86kg com um levantamento de 156kg, maior carga já suportada pela atleta. Ela representa a equipe Praia/CDDU/Futel e tem artrogripose, que comprometeu o movimento das pernas.
O último evento da modalidade realizado no CT Paralímpico foi o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em dezembro do ano passado. A competição consagrou a equipe Praia/CDDU/Futel como campeã nacional e ainda registrou a quebra de quatro recordes brasileiros.
A temporada 2025 do halterofilismo reserva, ao longo do ano, a Segunda Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, nos dias 21 e 22 de junho, e o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa da modalidade, de 5 a 7 de dezembro, ambas no CT Paralímpico, em São Paulo. A modalidade ainda fará parte do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025, que irá passar por todos os Estados e pelo Distrito Federal entre abril e agosto.
Internacionalmente, a principal disputa será o Campeonato Mundial, de 10 a 18 de outubro no Cairo (Egito). Antes, haverá ainda uma etapa de Copa do Mundo, em Santiago, no Chile, agosto.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir A Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Primeira Etapa do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo
Datas: 28 e 29 de março, a partir das 7h30
Local: Centro de Treinamento ParalímpicoEndereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Mariana D’Andrea, Tayana Medeiros, Lara Lima e Maria de Fátima Castro são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)