O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP) receberá neste fim de semana, 9 e 10, a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação. A competição contará com 224 atletas inscritos, de 18 unidades da federação, e servirá como a última chance de os atletas obterem marcas de classificação para o Parapan-Pacífico, competição mais importante da temporada, que ocorrerá entre os dias 9 a 13 de agosto, na Austrália.
Na última semana, a Seleção Brasileira disputou duas etapas europeias da World Series – principal circuito do esporte, organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Em Lignano Sabbiadoro (Itália) e em Sheffield (Inglaterra), os atletas conquistaram 16 medalhas (oito ouros, quatro pratas e quatro bronzes) para o Brasil. Grande parte dos medalhistas estará em São Paulo para o evento nacional – como Patrícia Pereira, Edênia Garcia e Ítalo Gomes Pereira.
A etapa do Circuito Loterias Caixa servirá para acirrar a competição por vagas na Seleção que irá à Austrália. Os nadadores que não compuseram o time que viajou à Europa terão a última chance de registrarem marcas expressivas, a fim de colocarem-se em posição para serem convocados para o Parapan-Pacífico. Também serão consideradas marcas obtidas na etapa de Berlim (Alemanha) da World Series, neste fim de semana, para o qual a Seleção não viajará.
O cenário anima Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica brasileira, que projeta bons resultados na piscina do CT Paralímpico. “A etapa nacional do Circuito Loterias Caixa será muito importante, uma vez que representa a chance de os atletas que ficaram no Brasil melhorarem suas marcas e buscarem a classificação para o Parapan-Pacífico. Temos excelentes atletas que não estavam nas competições europeias, mas que nadaram muito bem no Open e têm chances de chegar à Seleção Brasileira ainda nesta temporada”, disse.
Além da primeira etapa nacional, o calendário da natação paralímpica brasileira ainda contará com a segunda etapa do Circuito Loterias Caixa, de 17 a 19 de agosto – logo após ao Parapan-Pacífico. Por fim, de 4 a 7 de novembro, haverá o Campeonato Brasileiro. Ambos os eventos estão previstos para acontecer no CT Paralímpico.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Time São Paulo
O atleta Ítalo Gomes é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Serviço
Data: 9 e 10 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Natação
Sábado (9/6) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (10/6) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)