Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Circuito Loterias Caixa de halterofilismo recebe gaúcha vítima de tentativa de feminicídio após melhor marca pessoal

Ana Paula Marques durante competição no CT Paralímpico | Foto: Alexandre Schneider/CPB

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe neste final de semana, dias 29 e 30 de julho, a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com inscrições de 161 atletas representantes de clubes de 10 estados e do Distrito Federal (AM, AP, MG, PR, PE, RJ, RN, RR, SP e SE ). Esta será a última competição da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Entre os halterofilistas confirmados para as disputas no CT está a gaúcha Ana Paula Marques, 42, atleta da categoria até 61kg. Ela disputará o Circuito uma semana após ter obtido sua melhor marca pessoal, 104kg levantados na etapa da Copa do Mundo de Tbilisi, Geórgia, resultado que lhe garantiu a quinta colocação na competição.

Antes, Ana Paula havia participado da missão que disputou o Mundial de Dubai, em agosto de 2023. Ela terminou a competição na sétima colocação, com levantamento de 99kg. “Este Circuito vai ser muito importante para eu tentar elevar ainda mais a minha marca. Segui treinando para isso. Estou muito feliz por ter conseguido uma boa colocação no ranking de Paris. É uma felicidade muito grande”, afirmou

O resultado obtido no sábado, 22, deu à Ana Paula chances de convocação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Isso porque a halterofilista assumiu a nona colocação no ranking internacional de acesso ao megaevento, para o qual se classificam os oito primeiros colocados em cada categoria, com o limite de um atleta por país. Na faixa de peso de Ana e à frente dela, estão duas halterofilistas do Uzbequistão. A lista oficial dos representantes do Brasil na modalidade será divulgada no dia 11 de julho em live no YouTube do CPB.

Caso a convocação para representar o Brasil no halterofilismo se confirme, esta será a primeira participação de Ana Paula em uma edição dos Jogos.

A carreira da gaúcha radicada em brasília (DF) começou na vela adaptada, que atualmente não está incluída no programa dos Jogos. A atleta se destacou na modalidade, participou de seis Campeonatos Mundiais e se sagrou campeã em 2018, nos Estados Unidos.A atleta se tornou pessoa com deficiência aos 20 anos, ao ter sua coluna atingida por disparos de arma de fogo em uma tentativa de feminicídio cometida pelo ex-marido. A descoberta do Movimento Paralímpico aconteceu em Brasília, durante seu processo de reabilitação na Rede Sarah, onde também experimentou modalidades como atletismo, tiro com arco e basquete em cadeira de rodas.

Já o halterofilismo surgiu para ela em 2016. A princípio, os treinos no supino tinham o objetivo de ajudar a atleta a ganhar força para melhorar seu desempenho na vela. Até que vieram as convocações em 2023 para competir internacionalmente pela nova modalidade, que se tornou a principal para a atleta. “O esporte para mim salva vidas. Ele me permitiu vencer todos os obstáculos e chegar a uma vida de grandes conquistas”, afirmou.

Outros atletas de destaque que estarão no Circuito serão a campeã paralímpica paulista Mariana D’Andrea, ouro na Geórgia na segunda-feira, 24, e a amazonense Maria de Fátima Castro, que assumiu a sexta colocação no ranking de acesso aos Jogos da categoria até 67kg ao erguer 127kg em Tbilisi.

A Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo foi realizada no CT Paralímpico em março. Durante a competição, os atletas registraram sete novos recordes brasileiros, incluindo a marca de 246kg do carioca Gustavo de Souza, na categoria acima de 107kg, durante o encerramento da competição. Ele ampliou em 14kg o maior peso já suportado por um halterofilista paralímpico brasileiro. O esportista retorna ao CT neste final de semana.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024
Datas:
29 e 30 de junho, a partir das 7h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Circuito Loterias Caixa.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gustavo de Souza, Mariana D’Andrea e Lara Lima são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 109 atletas e 13 atletas-guia de 13 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery