Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Circuito Loterias Caixa de atletismo tem três recordes mundiais na 1ª nacional

A atleta Elizabeth Gomes, natural de Santos (SP), bateu os recordes mundiais do arremesso de peso e do lançamento de disco, na classe F52, neste sábado, 2, na primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo. André Rocha, de Taubaté (SP), da classe F53, também quebrou o recorde mundial na prova de arremesso de peso. A competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até este domingo, 3. Ao todo, 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal estão inscritos, sendo São Paulo a unidade da federação com o maior número de representantes: 122. 

Em sua primeira prova nesta fase nacional de atletismo do Circuito Loterias Caixa, Beth arremessou 7m41 e estabeleceu a nova melhor marca mundial. O antigo recorde pertencia à americana Cassie Mitchell com 6m14. “Ainda estou em fase de readaptação no arremesso depois do avanço da esclerose, e estou muito feliz por ter conseguido fazer essa marca, ter batido o recorde mundial. Agradeço a toda minha comissão técnica”, declarou a atleta de 53 anos.

Na prova de lançamento de disco, com 16m44, Beth bateu a marca da tcheca Martina Kniezkova, 15m28, recorde mundial desde os Jogos de Atenas em 2004. 

Aos 27 anos, ela foi diagnosticada com esclerose múltipla. De lá para cá, ela passou pelo basquete em cadeira de rodas, até escolher o atletismo em 2008, nos Jogos Paralímpicos de Pequim. Após uma piora clínica em sua doença, em novembro de 2017, a atleta teve que passar por algumas adaptações, devido a uma lesão no lado esquerdo do corpo – o que usa para arremessar. No Open Loterias Caixa 2018, em abril, Beth foi submetida a reclassificação funcional e passou da classe F55 para F52. Nesta ocasião, a atleta tornou-se recordista das américas no lançamento de disco em sua nova classe. 

André Rocha (F53) superou sua própria marca no arremesso de peso e estabeleceu um novo recorde mundial, com 8m81. Ele já havia batido o recorde na mesma prova em abril, no Open Internacional Loterias Caixa, com a marca de 8m73. “Nos treinos essa marca já tinha saído, então o nosso objetivo já era bater esse recorde e deu certo. Agora só esperar as provas internacionais deste ano, que são os dois Grand Prix, um na França e outro na Alemanha, em junho”, comentou o atleta que ainda como policial militar, sofreu uma lesão medular durante uma perseguição, em 2005.

Ainda neste sábado, oito recordes brasileiros foram quebrados, além de três recordes das américas: Suzana Nahirnei (F46),  APESBLU, no arremesso de peso, com 10m06; Jair Henrique Souza (F40), APC, no lançamento de dardo, com 32m77;e Fábio Bordignon (T35), ANDEF, nos 400m, ao finalizar a prova em 1m02s11.

A segunda etapa nacional será em agosto. E, em outubro, o Campeonato Brasileiro – antiga terceira fase – que reunirá os oito melhores de cada prova e classe de acordo com o ranking nacional da modalidade. 

O calendário das etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa em junho ainda contempla a abertura do nacional de natação, no fim de semana dos dias 9 e 10, e halterofilismo em 22, 23 e 24 – esse último, será realizado simultaneamente à II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, também no CT Paralímpico.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Time São Paulo 
O atleta Andre Rocha é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Serviço
Data: 2 e 3 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação* 
Circuito Loterias Caixa de atletismo
Sábado (2/6) – 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (3/6) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery