O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, sendo a principal competição paralímpica nacional de três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. O objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico dos participantes, sejam esportistas de elite ou jovens valores do país. No caso da 1ª Fase Nacional de halterofilismo, os atletas podem conquistar pontos para o ranking nacional e os seis primeiros de cada categoria vão se classificar para o Campeonato Brasileiro da modalidade.
No sábado, 63 homens competirão em 10 categorias, enquanto todas as provas femininas, com 28 halterofilistas inscritas, serão realizadas no domingo, 10. Entre as competidoras estará a paulista Mariana D’Andrea, 24, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e atual vice-campeã mundial na categoria até 73 kg.
“Toda competição é importante. Procuro sempre aprender, ganhar mais experiência e fazer o meu melhor. Estou bem física e mentalmente, com uma grande expectativa por ser o primeiro evento do ano no halterofilismo”, disse a atleta, que representará a AESA, de Itu, interior de São Paulo.
Além de Mariana, outros quatro halterofilistas que estiveram nos Jogos de Tóquio estão inscritos nesta fase do Circuito Loterias Caixa : Ailton de Souza (até 80 kg), Bruno Carra (54 kg), Evânio Rodrigues (até 88 kg) e Tayana Medeiros (até 86 kg). Recordista brasileiro na categoria até 49 kg e medalhista de bronze no Mundial Júnior, na Geórgia, em novembro de 2021, Lucas Galvão, 20, também estará no evento.
Quinta colocada nos Jogos de Tóquio, a carioca Tayana Medeiros, 29, afirmou que está com grandes expectativas em relação à competição na capital paulista. “Eu mudei de clube. Então, meus treinos evoluíram ainda mais. Estou pronta para fazer o meu melhor. É muito importante estar no Circuito Loterias Caixa, pois podemos mostrar nosso potencial e descobrir novos talentos para a nossa modalidade. O halterofilismo está crescendo cada vez mais no país e eu fico super feliz por participar”, disse a atleta, que trocou a ADAAM/RJ pelo Praia Clube/MG.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a competição podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias do evento, deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo
Dias e horário: 9 e 10 de abril – a partir das 8
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número – Vila Guarani – São Paulo.
Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 57 atletas de 11 modalidades.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Mariana D’ Andrea é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Patrocínios
O halterofilismo tem o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)