O Circuito Escolar Paralímpico distribuiu 17 medalhas para crianças e jovens de 11 a 17 anos no sábado, 13, data na qual os atletas participaram de disputas de tênis de mesa no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Esta foi a estreia da modalidade no Circuito, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento contou com 20 alunos da Escola Paralímpica de Esportes, projeto gratuito de iniciação em modalidades paralímpicas do CPB.
“A realização desse primeiro Circuito foi incrível. As crianças ficaram extremamente felizes com os jogos, sendo que para uma boa parte delas foi o primeiro campeonato. É muito importante para que elas possam colocar em prática aquilo que aprendem nas aulas durante o ano”, afirmou Jéssica Souza, professora de tênis de mesa da EScola Paralímpica de Esportes.
Os participantes competiram em três grupos diferentes, de acordo com o tipo de deficiência: classes 1 a 5 (cadeirantes), classes 6 a 10 (atletas que não utilizam cadeira de rodas) e classe 11 (com deficiência intelectual).
Em parte desses agrupamentos, dependendo do número de atletas, a formação das chaves também levou em conta gênero e idade. A categoria A teve atletas de idade de 11 e 12 anos ; a categoria B de 13 e 14 anos; e a categoria C , de 15 a 17 anos.
Neste sábado, 20, será a vez das crianças e jovens competirem em mais duas modalidades novas no Circuito: judô e badminton. As inscrições, gratuitas, estarão abertas até esta quarta-feira, 17, por meio deste link.
O Circuito Escolar Paralímpico têm como objetivo estimular a participação dos estudantes em idade escolar com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
Ainda haverá uma segunda etapa do Circuito Escolar Paralímpico no segundo semestre, em duas datas: 19 e 26 de outubro, com disputas de atletismo, natação e bocha.
Confira os medalhistas do Circuito:
Classes 1 a 5 – categoria única
Daniel Lima (Ouro)
Kaique Pereira (Prata)
Classes 6 a 10 feminino – categoria única
Kamila da Rocha (Ouro)
Ana Clara Cardoso (Prata)
Ana Clara Justino (Bronze)
Classes 6 a 10 masculino – Categoria B/C
Anael Silva (Ouro)
João Pedro (Prata)
Rodrigo Gonçalves (Bronze)
Erick de Jesus (Bronze)
Classe 11 – Categoria B
Matheus Cândido (Ouro)
André Calazáns (Prata)
Miguel Barros (Bronze)
Matheus Leão (Bronze)
Classe 11 – Categoria C
Davi Calazans (Ouro)
José Roberto (Prata)
Flávio Francisco (Bronze)
Maria Lúcia (Bronze)
Patrocínio
AS Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tênis de mesa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)