Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cinco perguntas e respostas sobre o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, que acontece neste sábado, 23

Crianças e jovens praticam atividades no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alan Morici/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua diretoria de Desenvolvimento Esportivo, realizará a segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, no próximo sábado, 23, em 119 localidades espalhadas pelas 27 unidades federativas do país. Até a manhã desta segunda-feira, 18, o CPB havia registrado mais de 10 mil inscrições.

Os principais objetivos do evento são proporcionar a crianças com e sem deficiências (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.

A cinco dias do evento, o CPB responde a algumas dúvidas relacionadas ao Festival, que, de forma inédita, terá duas edições no mesmo ano. A primeira aconteceu em maio, reuniu mais de 21 mil participantes e foi considerada o recorde do evento, superando os mais de 15 mil registrados em 2022. A ação é organizada pelo CPB desde 2018 – com exceção a 2020, por causa da pandemia de coronavírus.

O que é o Festival Paralímpico? É uma competição?
O Festival Paralímpico não é uma competição. É um evento de diversão, inclusão e conhecimento, no qual o CPB oferece a prática de atividades que simulam modalidades paralímpicas, de maneira criativa e lúdica. Durante a ação, muitas vezes, crianças e jovens têm seus primeiros contatos com o esporte.

Como faço para me inscrever? Tenho que pagar algo?
As inscrições podem ser feitas até sábado, 23, e são totalmente gratuitas. Os interessados em participar do evento devem acessar o formulário por meio deste link e preenchê-lo com as informações solicitadas.

Meu filho não tem deficiência. Ele pode participar?
Sim. Todos os núcleos podem aceitar crianças e jovens sem deficiências, de 8 a 17 anos. O limite para este público, em cada uma das sedes, é de 20% do total das inscrições. Um dos objetivos do Festival Paralímpico, inclusive, é promover a interação entre pessoas com e sem deficiências.

Onde e quando vai acontecer?
O Festival Paralímpico acontecerá neste sábado, 23, em 119 localidades nas 27 unidades federativas do Brasil. As atividades começarão às 8h30 (horário local) e serão encerradas às 12h.

Por que ele ocorre em setembro?
O Festival ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro). Neste ano, por causa do sucesso dos anos anteriores, houve uma edição em maio.

Há cinco anos, em sua estreia, o evento ocorreu em 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o Festival teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos.

Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.

Serviço
Data:
23 de setembro (sábado)
Horário: das 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Modalidades: quatro modalidades paralímpicas por sede
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Festival Paralímpico

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery