A segunda etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022 terá início na noite desta terça-feira, 23, quando acontece a cerimônia de abertura do evento em Natal (RN), no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), a partir das 19h. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contará com provas de atletismo, bocha e natação, e vai reunir cerca de 300 jovens atletas com deficiência de nove Estados das regiões Norte e Nordeste entre os dias 24 e 26 de agosto.
As provas de atletismo acontecerão na pista de Atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto as de natação, no Colégio Marista Natal. As disputas de bocha vão ocorrer no Centro de Convenções de Natal.
Imprensa: Os profissionais de imprensa que pretendem cobrir o evento deverão enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com nome, documento e veículo.
“Em Brasília, onde realizamos a nossa primeira etapa regional, tivemos quase 180 alunos que nunca haviam participado das Paralimpíadas Escolares. Para o CPB, isso é muito importante. Novas crianças com deficiência que estão chegando e provocando essa iniciativa de praticar o esporte paralímpico. Em Natal, temos alguns Centros de Referência implantados e, certamente, teremos uma participação ainda maior de jovens estreantes nesta competição”, avaliou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, referindo-se ao projeto do Comitê que tem o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Para 2022, a competição conta com novo formato e agora prevê três fases regionais e uma fase nacional. Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, entre os dias 9 e 12 de agosto, Natal contemplará a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local.
Na capital potiguar, as unidades da federação que contarão com jovens com deficiência participantes nesta regional serão Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará (que não participou da regional Brasília), Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Serviço
Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas Escolares – Regional Natal
Dia e horário: 23/08 – 19h
Local: Hotel Wish Natal
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas, Natal
Atletismo
Dias e horário: de 24 a 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Pista de Atletismo da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte Estrada do Ginásio de Desportos
Endereço: Rua do Esporte. Campus Universitário – Lagoa Nova, Natal
Bocha
Dias e horários: 24 e 25 de agosto, das 8h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Centro de Convenções de Natal
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz – Ponta Negra, Natal, 59090-002
Natação
Dias e horários: 25 de agosto, das 14h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Colégio Marista Natal
Endereço: Rua Apodi 330 – Tirol, Natal, 59020-130
Cerimônia de Encerramento
Dia e horário: 26/08 – 19h
Local: Wish Natal Resort – Sala Ponta Negra
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas, Natal
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)