Nesta segunda-feira, 30, ocorreu no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro, o primeiro curso de capacitação para os almirantes e praças da Marinha.
Quarenta e sete alunos participaram do curso, entre Oficiais e Praças do CEFAN e de outras Organizações Militares da Marinha e Civis da área de Educação Física e da Saúde, todos sendo preparados para o emprego no projeto de desenvolvimento paralímpico de crianças e adolescentes com deficiência estabelecido pelo Acordo de Cooperação assinado entre o CEFAN e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Ao todo, serão realizados seis cursos até o fim do mês de agosto. Os módulos deste primeiro curso foram: Introdução ao Movimento Paralímpico e Classificação funcional com a professora Patricia Silvestre, Centro de Formação Esportiva – iniciação para crianças e adolescentes com Elza Leão, coordenadora do projeto de iniciação esportiva que acontece no CT Paralímpico, em São Paulo.
A abertura do curso contou com a presença do diretor técnico do CPB, Alberto Martins da Costa, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Villela, Imediato do CEFAN e o Capitão-de-Mar-e-Guerra José Reis, vice-presidente da Comissão de Desportos da Marinha do Brasil.
O acordo estabelece que o CPB será responsável por capacitar os profissionais de educação física do CEFAN, além de emprestar e/ ou adquirir equipamentos para as atividades e para a adequação estrutural do local, onde serão realizadas as atividades de quatro modalidades: atletismo, esgrima, halterofilismo e natação.
Nos dias 20 e 21 de agosto, acontecerá a capacitação de atletismo, e de 22 a 23 o de natação. No dia 24 será a vez do halterofilismo. Já o curso de esgrima em cadeira de rodas e tiro esportivo acontecerão nos dias 27 e 28 de agosto, respectivamente.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)