A Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) anunciou nesta sexta-feira, 28, a contratação do treinador José Agtônio Guedes para o comando da Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O treinador já comandou a equipe feminina da Seleção, de 2013 a 2022, com a qual conquistou medalhas de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e de Tóquio. Ele também possui experiência administrativa como Secretário Nacional do Paradesporto, de 2021 a 2022.
A Seleção masculina estava sob responsabilidade do técnico Fernando Guimarães, que acumulava o cargo com o de treinador da equipe feminina.
“Para mim, esse convite para voltar às quadras foi uma surpresa que recebi com muita gratidão, considerando que é um reconhecimento pelo que já fizemos pelo vôlei sentado brasileiro, incluindo duas medalhas conquistadas em cenários em que nós não éramos favoritos”, afirmou Agtônio, que ainda não treinou oficialmente a equipe masculina.
Para o treinador, o desafio com a Seleção masculina será diferente daquele que teve nos anos à frente da feminina. “Os homens ainda não conquistaram medalhas em Jogos Paralímpicos, bateram na trave duas vezes com a quarta colocação. E a dinâmica do jogo é diferente, há muita força física, a condição física é determinante para o resultado dos jogos. Mas, juntamente com a equipe, já fizemos levantamento das seis principais seleções no cenário internacional para que, em um ano, possamos preparar nossa Seleção da melhor forma possível para conseguir uma medalha inédita”, disse.
Em maio, o time masculino brasileiro venceu o Zonal Championship, disputado no Canadá, e garantiu uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A equipe feminina já estava classificada, por ter obtido o título mundial em Sarajevo, na Bósnia, em novembro do ano passado. Os atletas masculinos ficaram na terceira colocação na mesma competição.
“A Seleção brasileira já é uma das favoritas a pódio paralímpico, está no alto do ranking com Bósnia, Irã, brigando em cima. Ter a oportunidade de assumir a equipe no final de um ciclo aumenta muito a responsabilidade .
Em novembro, as Seleções disputam a Copa do Mundo, no Egito. Segundo Guedes, o objetivo é ter um calendário para 2024 com mais intercâmbios com outras seleções.
Nesta semana, a Seleção feminina de vôlei sentado recebeu a equipe italiana no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a realização de uma sequência de amistosos.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do vôlei sentado.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)