A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizará, de 20 a 23 de julho, em Campinas (SP), o Curso de Técnicos em Paracanoagem.
A iniciativa visa à capacitação e à formação de treinadores para a modalidade e é dedicado aos profissionais das áreas de Educação Física e paradesporto. Serão ofertados cursos para Nível I, onde o aluno precisa ser estudante ou profissional de Educação Física e/ou ter experiência no âmbito do paradesporto ou da canoagem. E para o Nível II, há a necessidade da formação acadêmica em Educação Física e comprovada experiência em canoagem ou paracanoagem. Além disso, os profissionais que já participaram de alguma edição do curso de técnicos, com organização da CBCa, também estão aptos a se credenciar.
Segundo o supervisor da paracanoagem na CBCa, Leonardo Maiola, o Curso de Técnicos em Paracanoagem tem como objetivo principal profissionalizar ainda mais a modalidade.
“O crescimento da paracanoagem nos obriga a pensar e inovar diariamente na nossa gestão. A especificidade nos treinamentos e a busca por resultados expressivos internacionalmente nos obrigam a criar estratégias do desenvolvimento pessoal e técnico de nossas bases. Este curso é uma parte de um plano maior que visa ao fomento e ao desenvolvimento do nosso esporte a nível nacional. Esperamos alcançar os profissionais que querem iniciar ou aqueles que pretendem aprimorar seu conhecimento na paracanoagem”, destacou Leonardo.
De acordo com o coordenador da APB, Alberto Martins da Costa, o momento não poderia ser mais oportuno para a realização do curso. “Com a estreia da paracanoagem nos Jogos Paralímpicos é fundamental que exista não só uma capacitação, mas uma atualização dos treinadores sobre a paracanoagem. Mesmo que o Comitê Paralímpico Brasileiro não administre a modalidade, é importante que a Academia Paralímpica esteja junto no desenvolvimento e capacitação dos profissionais do paradesporto”, completa.
Os interessados deverão enviar seus currículos profissionais até 10 de julho para o e-mail: leonardo.maiola@canoagem.org.br.
Confira aqui a programação do evento.
Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)