A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e a Academia Paralímpica Brasileira realizam a partir deste mês o curso de classificação funcional para a modalidade do ciclismo paralímpico. O objetivo é qualificar profissionais de Educação Física para atuarem na modalidade especificamente na divisão das categorias.
O trabalho do classificador funcional existe para estruturar a organização das categorias do esporte paralímpico. O procedimento de classificação evidencia que a deficiência do atleta interfere diretamente em seu desempenho esportivo e, posteriormente, libera o atleta para competir na sua categoria especifica com igualdade de condições a seus adversários.
O curso acontecerá dividido em duas etapas, começando em Goiânia, durante a segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, entre os dias 16 e 20 de agosto. A segunda etapa será realizada no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Brasileiro, entre os dias 20 de novembro e 03 de dezembro.
Para participar é exigido graduação na área de Educação Física, Fisioterapia ou Medicina. Também deverá ser comprovada experiência com a modalidade paraciclismo e ter disponibilidade para colaborar com a modalidade. Os alunos deverão completar 100% de frequência nas aulas teórico/praticas.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Os interessados devem preencher o formulário (encontrado aqui, no site da CBC) e enviar para o e-mail renan@cbc.esp.br contendo todos os campos devidamente preenchidos.
Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)