Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Carol Santiago nada Brasileiro Loterias Caixa e já pensa em ajustes para Tóquio 2020

Crédito: Alê Cabral/CPB

Carol Santiago foi a grande revelação do esporte paralímpico em 2019. A partir desta sexta-feira, 25, a pernambucana encerra seu ano com a participação no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, que se estenderá até domingo, 27, no CT Paralímpico, em São Paulo. Ela é uma das 317 atletas inscritas no evento. A intenção é utilizar o Brasileiro já de olho em repetir o sucesso desta temporada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. 
 
A nadadora de 34 anos despontou no Open Internacional Loterias Caixa, em abril, ao bater o recorde mundial dos 100m peito da classe SB12, para atletas com baixa visão. Quatro meses mais tarde, foi a Lima e retornou com quatro medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos. O melhor viria em seguida: Carol foi ao Mundial da modalidade, em Londres, e sagrou-se campeã dos 50m e 100m livre (S12) e vice-campeã dos 100m costas. 
 
Mesmo com todo o sucesso, Carol ainda vê espaço para melhora. A intenção é usar o Campeonato Brasileiro como laboratório e aperfeiçoar sua técnica para alcançar resultados ainda mais expressivos nos Jogos Paralímpicos, que acontecerão na capital japonesa em setembro do próximo ano. 
 
"Esta é uma competição que fará parte do meu treinamento. Retornei à piscina há três semanas com atividades específicas para Tóquio. Haverá a parte de base, a de força e os ajustes finais. Então, a competição aqui servirá como avaliação. Estarei em todas as minhas provas e quero nadar o mais corretamente possível dentro do que foi mudado no meu nado", disse a atleta, cuja visão é limitada em decorrência da Síndrome de Morning Glory, doença congênita que causa perda da visão e que pode provocar descolamento de retina. 
 
"Essa temporada foi especial para mim. Foi o meu primeiro ano paralímpico e fiquei muito feliz com os meus resultados. Agora só preciso organizar melhor o que aconteceu para que possamos fazer ainda melhor em Tóquio", completou. 
 
Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Natação. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.
 
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação. 
 
Patrocínios
A natação paralímpica tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data: 25 a 27 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).
 
Programação* 
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação

Sexta-feira (25/10) – 10h às 13h e 17h às 19h
Sábado (26/10) – 10h às 13h e 17h às 19h
Domingo (27/10) – 10h às 13h 
*Programação sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery