O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a partir deste domingo, 7, a segunda etapa de 2024 do Camping Escolar Paralímpico, evento que insere jovens atletas de destaque em uma rotina de alto rendimento. As atividades terão a participação de 152 atletas, que chegam ao CT já neste sábado, 6.
O projeto é idealizado e realizado pelo CPB por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo e reúne jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, que se destacaram na Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2023.
Serão reunidos esportistas de 10 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol PC (para paralisados cerebrais), halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Os atletas convocados realizarão treinamentos no CT, a partir de domingo até a próxima quarta-feira, 10. Eles também farão um trabalho preventivo junto à equipe de fisioterapia do CPB e realizarão testes físicos, sob responsabilidade da equipe de Ciência do Esporte.
O dia dos atletas começará logo às 7h, com café da manhã. As atividades começam às 8h. Haverá pausa para o almoço entre 11h30 e 13h30 e os treinos seguem até às 18h.
Nesta edição, o Camping também oferecerá, na quinta-feira, 11, de maneira inédita, um torneio entre os participantes do programa e cerca de 130 alunos da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva gratuita promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), além de jovens convidados. O retorno para casa dos atletas está previsto para a sexta-feira, 12.
Confira a lista de atletas convocados para o Camping Escolar 2024.
Confira a lista de treinadores e auxiliares convocados para o Camping Escolar 2024.
O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
Os atletas do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
O Camping é uma das iniciativas mais bem-sucedidas que envolvem a base do paradesporto nacional. No Parapan de Jovens de Bogotá 2023, por exemplo, nove dos 96 atletas que representaram o Brasil passaram pelo projeto. Todos subiram ao pódio na capital colombiana. Em 2024, a primeira etapa do evento foi realizada de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. Dos 152 participantes, 108 estiveram no projeto pela primeira vez.
A primeira edição do Camping Escolar Paralímpico foi realizada em 2012, à época com apenas duas modalidades: atletismo e natação. Em 2018, o evento foi ampliado e passou a contar com atletas de todas as modalidades disputadas nas Paralimpíadas Escolares.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)