O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua diretoria de Desenvolvimento Esportivo, realizará a Primeira Fase do Camping Escolar Paralímpico 2024. As atividades ocorrerão entre os dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O projeto é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
CONFIRA O CALENDÁRIO ESPORTIVO DO CPB EM 2024
Serão reunidos esportistas de 10 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol PC (para paralisados cerebrais), halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. O Camping é uma das iniciativas mais bem-sucedidas que envolvem a base do paradesporto nacional. No Parapan de Jovens de Bogotá 2023, por exemplo, nove dos 96 atletas que representaram o Brasil passaram pelo projeto. Todos subiram ao pódio na capital colombiana.
“No início do Camping, só havia atletas de atletismo e natação. Hoje, ele é um grande projeto, no qual revelamos talentos para o Movimento Paralímpico brasileiro em diversas modalidades. Além dos esportistas, também reunimos treinadores para o fomento regional do esporte. Por todo o seu tamanho, o Camping é a base para a renovação das nossas Seleções, refletindo de maneira positiva no desempenho do país em competições internacionais adultas”, avaliou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras. O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
Os atletas do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
Patrocínio
O Camping Escolar Paralímpico conta com patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)